Alunos e professores recebem prêmios por projetos relacionados à sustentabilidade 30/10/2017 - 16:00
Estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino foram premiados nesta segunda-feira (30), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, por trabalhos relacionados à sustentabilidade, promovido pelo Concurso Agrinho, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
O concurso recebeu mais de seis mil projetos relacionados ao tema: As coisas que ligam campo e a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo. Os trabalhos foram divididos em categorias de desenho, redações, experiência pedagógica, município, escola Agrinho, Núcleo Regional de Educação (NRE) e Agrinho Solos.
“O Programa Agrinho trabalha com temáticas importantes para o incentivo à preservação do meio ambiente, saúde e cidadania. São atividades que complementam temas propostos pela Base Nacional Comum e os trabalhos que são desenvolvidos pela Secretaria da Educação na área da educação ambiental”, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.
PREMIAÇÃO - Aproximadamente 1,5 mil pessoas entre professores, alunos, pais e lideranças políticas participaram da premiação que encerrou o trabalho desenvolvido ao logo do ano por 80 mil professores e um milhão de estudantes em todo o Estado. Os alunos participaram do concurso por meio de redações e desenhos, enquanto os professores concorrem com relatos e com as experiências pedagógicas que desenvolveram ao longo do ano.
O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, lembrou que o programa estimula trabalhos com temas como saúde, cidadania e meio ambiente, formando cidadãos participantes. “Nesses 22 anos de existência, o Programa Agrinho tem sido um dos agentes importantes na formação de gerações de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para a paz e o desenvolvimento numa sociedade responsável”, disse Meneguette.
Os seis primeiros lugares da categoria Experiências Pedagógicas (quatro para a rede pública, um para a rede particular e um para a categoria Agrinho Solos), ganharam um automóvel zero quilômetro. Os estudantes e professores receberam tablets na etapa regional (rede pública de ensino) e notebooks na etapa estadual (redes pública e particular de ensino).
A professora Bruna Marques Duarte, do Colégio Estadual do Campo Barão de Lucena, do município de Nova Esperança (no Noroeste), ficou em segundo lugar na categoria estadual Experiências Pedagógicas.
“É um momento para agradecer a todos que desenvolveram o projeto junto comigo porque além da premiação, que não esperava ganhar, esse trabalho foi muito importante para nossa escola porque ajudou a mudar algumas concepções dos alunos em relação ao meio ambiente e sustentabilidade”, contou Bruna.
NOVIDADE – Essa edição do concurso teve duas categorias novas: Núcleo Regional de Educação e Agrinho Solos (redação, vídeo, Experiências Pedagógicas e relato escola). A categoria Agrinho Solos é resultado da união entre o programa Agrinho e o Programa Integrado deConservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo) do Governo do Estado que tem vários parceiros, entre eles o Sistema FAEP/SENAR-PR.
Os estudantes do curso técnico em Agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional da Lapa, (nos Campos Gerais) Alessandra Slaga, 17 anos, e João Vitor, 17 anos, ambos do 3° ano do ensino médio, desenvolveram um projeto de decomposição do solo. A pesquisa foi apresentada para estudantes de outras escolas do município e região. “Foi uma experiência muito rica poder colocar em prática o que aprendemos no curso e ainda repassar esses conhecimentos para outros alunos”, disse Alessandra.
“A participação serviu para mostrar que o futuro do Brasil está nas mãos das crianças, por isso é importante essa conscientização para garantir um país mais produtivo”, destacou João Vitor.
O estudante Daniel Santiago Dias, 18 anos, do curso técnico em agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Mohamad Ali Hamzé, de Cambará, no Norte Pioneiro, disse que irá levar a experiência para a vida. “Foi uma experiência única ter a oportunidade de desenvolver projetos na área em que estudo, conhecer outra cidade e novas pessoas”, disse o aluno que pesquisou sobre a importância da minhoca na conservação do solo.
Na categoria Núcleo Regional Agrinho os vencedores foram as regionais de Goioerê e Campo Mourão.
AGRINHO – Essa é a 22° edição o programa que é dividido em várias etapas e desenvolvido durante todo o ano. Os professores recebem cadernos pedagógicos temáticos para embasamento teórico que contribuem para o desenvolvimento dos trabalhos práticos que são realizados em sala de aula de acordo com o tema proposto pelo Programa. Já os alunos recebem materiais pedagógicos com atividades propostas para as séries de 1° a 9° ano e educação especial.
O concurso recebeu mais de seis mil projetos relacionados ao tema: As coisas que ligam campo e a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo. Os trabalhos foram divididos em categorias de desenho, redações, experiência pedagógica, município, escola Agrinho, Núcleo Regional de Educação (NRE) e Agrinho Solos.
“O Programa Agrinho trabalha com temáticas importantes para o incentivo à preservação do meio ambiente, saúde e cidadania. São atividades que complementam temas propostos pela Base Nacional Comum e os trabalhos que são desenvolvidos pela Secretaria da Educação na área da educação ambiental”, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.
PREMIAÇÃO - Aproximadamente 1,5 mil pessoas entre professores, alunos, pais e lideranças políticas participaram da premiação que encerrou o trabalho desenvolvido ao logo do ano por 80 mil professores e um milhão de estudantes em todo o Estado. Os alunos participaram do concurso por meio de redações e desenhos, enquanto os professores concorrem com relatos e com as experiências pedagógicas que desenvolveram ao longo do ano.
O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, lembrou que o programa estimula trabalhos com temas como saúde, cidadania e meio ambiente, formando cidadãos participantes. “Nesses 22 anos de existência, o Programa Agrinho tem sido um dos agentes importantes na formação de gerações de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para a paz e o desenvolvimento numa sociedade responsável”, disse Meneguette.
Os seis primeiros lugares da categoria Experiências Pedagógicas (quatro para a rede pública, um para a rede particular e um para a categoria Agrinho Solos), ganharam um automóvel zero quilômetro. Os estudantes e professores receberam tablets na etapa regional (rede pública de ensino) e notebooks na etapa estadual (redes pública e particular de ensino).
A professora Bruna Marques Duarte, do Colégio Estadual do Campo Barão de Lucena, do município de Nova Esperança (no Noroeste), ficou em segundo lugar na categoria estadual Experiências Pedagógicas.
“É um momento para agradecer a todos que desenvolveram o projeto junto comigo porque além da premiação, que não esperava ganhar, esse trabalho foi muito importante para nossa escola porque ajudou a mudar algumas concepções dos alunos em relação ao meio ambiente e sustentabilidade”, contou Bruna.
NOVIDADE – Essa edição do concurso teve duas categorias novas: Núcleo Regional de Educação e Agrinho Solos (redação, vídeo, Experiências Pedagógicas e relato escola). A categoria Agrinho Solos é resultado da união entre o programa Agrinho e o Programa Integrado deConservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo) do Governo do Estado que tem vários parceiros, entre eles o Sistema FAEP/SENAR-PR.
Os estudantes do curso técnico em Agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional da Lapa, (nos Campos Gerais) Alessandra Slaga, 17 anos, e João Vitor, 17 anos, ambos do 3° ano do ensino médio, desenvolveram um projeto de decomposição do solo. A pesquisa foi apresentada para estudantes de outras escolas do município e região. “Foi uma experiência muito rica poder colocar em prática o que aprendemos no curso e ainda repassar esses conhecimentos para outros alunos”, disse Alessandra.
“A participação serviu para mostrar que o futuro do Brasil está nas mãos das crianças, por isso é importante essa conscientização para garantir um país mais produtivo”, destacou João Vitor.
O estudante Daniel Santiago Dias, 18 anos, do curso técnico em agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Mohamad Ali Hamzé, de Cambará, no Norte Pioneiro, disse que irá levar a experiência para a vida. “Foi uma experiência única ter a oportunidade de desenvolver projetos na área em que estudo, conhecer outra cidade e novas pessoas”, disse o aluno que pesquisou sobre a importância da minhoca na conservação do solo.
Na categoria Núcleo Regional Agrinho os vencedores foram as regionais de Goioerê e Campo Mourão.
AGRINHO – Essa é a 22° edição o programa que é dividido em várias etapas e desenvolvido durante todo o ano. Os professores recebem cadernos pedagógicos temáticos para embasamento teórico que contribuem para o desenvolvimento dos trabalhos práticos que são realizados em sala de aula de acordo com o tema proposto pelo Programa. Já os alunos recebem materiais pedagógicos com atividades propostas para as séries de 1° a 9° ano e educação especial.