Alunos e professores visitam aldeia indígena em Londrina 18/08/2011 - 17:30
Alunos e professores do Colégio Estadual Onze de Abril, de Tapejara, e da Escola Estadual Machado de Assis, de Tuneiras do Oeste, visitaram a reserva indígena do Apucaraninha do município de Londrina há duas semanas. Cerca de 60 pessoas participaram da visita, que tinha o objetivo de aproximar alunos e professores da realidade das comunidades indígenas.
O contato com a comunidade indígena é uma forma de trazer os conteúdos abstratos sobre a cultura dos povos nativos do Brasil, o que torna as aulas mais interessantes para os alunos. Para os professores é uma maneira de aprofundar os conhecimentos sobre o tema que é tratado durante as aulas. “Além disso, os alunos puderam exercer um lado crítico, ao questionarem o motivo da comunidade ser isolada da cidade”, acrescentou o diretor-auxiliar e integrante da equipe multidisciplinar do Colégio Estadual Onze de Abril, Ivanil Alves Cabral.
Os alunos mudaram o pensamento que tinham sobre os indígenas. O estudante da 9º ano Maylon Freitas Silva, do Colégio Estadual Onze de Abril, ficou impressionado com a comunidade indígena, principalmente com algumas semelhanças entre as duas culturas. “Eles têm escolas, casas, muito parecidas com as nossas e torcem para os mesmos times de futebol que nós”, exemplificou. Maylon adorou a chance de ver um arco e flecha real, o que ele antes só havia visto na televisão.
A reserva indígena do Apucaraninha tem população de 1,3 mil indígenas das etnias Kaingang e Xokleng. A escola da comunidade atende 340 alunos.