Alunos exibem curta-metragem na Cinemateca de Curitiba 02/12/2013 - 13:53

Estudantes do curso de Técnico e Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Estadual do Paraná exibem nesta terça-feira, 3, na Cinemateca de Curitiba, o curta-metragem “A Gota d’Água”. Da concepção do roteiro até à edição e as gravações, todo o filme é de autoria dos alunos.

O curta é válido como trabalho interdisciplinar de conclusão de curso. O evento está marcado para começar às 19 horas, com entrada gratuita. Depois da exibição, haverá bate-papo com a turma. O filme dura aproximadamente 20 minutos de duração e, como definem os próprios estudantes, é uma “comédia dramática”.

O curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Estadual do Paraná é um curso subsequente ao ensino médio, e tem duração de dois semestres. O curso alia disciplinas técnicas, finalísticas, a disciplinas que fornecem conteúdo teórico, histórico, sociológico e crítico da comunicação e dos meios audiovisuais e sua linguagem. As aulas ocorrem no período noturno. São abertas duas turmas por ano: uma que inicia o curso em fevereiro e outra, em julho.

No segundo e último período, a turma produz um curta-metragem. A produção do filme é supervisionada pelo professor das disciplinas de Produção de Áudio e de Produção de Vídeo (ministradas pelo professor Tiago Alvarez), e acompanhada pelos docentes das demais disciplinas também, que incluem o trabalho como instrumento de avaliação.

No caso de “A Gota d’Água”, o curta-metragem integrou “Roda Aí”, projeto do GRPCom – Grupo Paranaense de Comunicação o qual apoia instituições de ensino de Curitiba na produção de curtas-metragens. Por meio do projeto, os alunos do curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo receberam orientações sobre roteiro, produção, direção, direção de arte e fotografia.

O curta contou com o apoio também da Fundação Cultural de Curitiba, que gentilmente cedeu a Cinemateca para a noite de lançamento do filme.

Sinopse do filme: “Jonas, um pacato morador de uma simples casa, tenta desesperadamente repousar após um dia cansativo. Desde o momento em que se prepara para se deitar até o inicio de um novo dia, o ato de se tentar dormir se torna uma batalha insana contra vários adversários implacáveis. Cansaço, frustração, raiva e acidentes preenchem uma trama cheia de comédia e ira”.

Fotos e mais informações na página de “A Gota d’Água” no Facebook: www.facebook.com/agotadagua.oficial

GALERIA DE IMAGENS