Alunos fazem exposição de arte inspirada no Expressionismo e no Surrealismo
30/11/2021 - 16:29

O Colégio Estadual Soldado Constantino Marochi, em Santa Cruz do Monte Castelo, promove uma exposição inspirada no Expressionismo e no Surrealismo. As obras de arte foram produzidas pelos estudantes do 2° e do 3º ano do Ensino Médio, sob a orientação do professor Rafael da Cunha Guerreiro.

Eles usaram tinta guache e materiais recicláveis, como papelão e restos de madeira, para criar obras que abordassem questões da sociedade contemporânea e que trouxessem a carga emocional do Expressionismo ou a fantasia do Surrealismo — ambos movimentos artísticos que surgiram na Europa, no início do século XX. Um dos artistas homenageados na mostra é o expressionista Edvard Munch, autor da pintura “O grito”, de 1893.

“A ideia da exposição veio em uma conversa com os alunos. Falamos sobre como o acesso à cultura e à arte esteve restrito durante a pandemia, principalmente nas cidades do interior. Muitos desses alunos nunca tinham visitado um museu ou uma exposição”, conta o professor.

A aluna Bianca Faxina, de 16 anos, conta como escolheu um tema de relevância social para inspirar a obra que produziu. “O que mais me chamou a atenção foi a violência contra a mulher. Achei muito importante falar desse tema através da arte.”

A mostra segue no colégio até esta quarta-feira (1) e já foi visitada por estudantes de outras escolas e por membros da comunidade local.