Alunos formam grupo de teatro em Colombo 17/08/2011 - 16:00

Alunos formam grupo de teatro em Colombo

Alunos do Colégio Estadual Jardim Esperança, de Colombo, formaram um grupo de teatro esse ano. O grupo, composto por quinze alunos, tem o objetivo de mostrar aos colegas do colégio como o teatro afeta de forma positiva a vida da comunidade por ser uma importante expressão cultural. Além dos alunos, direção, professores e funcionários se envolvem com a atividade.
A iniciativa de montar o grupo de teatro partiu do aluno da 7ª série Ewerton Roberto Dambroski Fernandes. Ele conversou com a direção e conseguiu apoio para a atividade. “O teatro é uma cultura que precisa ser divulgada para toda a sociedade. Eu quero mostrar que, ao contrário do que muitos pensam, o teatro dá futuro, sim”, acredita Ewerton. Antes de entrar no Colégio Jardim Esperança, o estudante já fazia aulas de teatro.
O professor de Artes do colégio, Sérgio Roberto Vieira Martins, participa dos ensaios do grupo e ministra oficinas para os alunos. O professor menciona a socialização como algo positivo que o teatro traz. “O envolvimento com a arte traz benefícios. Os alunos vencem a timidez e aprendem expressão corporal e vocal. Ainda, com o teatro, os alunos aprendem a serem mais empáticos com as pessoas à volta ao ter que interpretar um personagem”, exemplifica.
Os alunos se reúnem todas as segundas-feiras à tarde desde maio para aprender técnicas teatrais e realizar ensaios. A primeira oficina foi ministrada por Ewerton, que ensinou improvisação aos colegas. Para os ensaios e apresentações do grupo, a direção construiu um palco no pátio do colégio.
Em julho, o grupo realizou a primeira apresentação para todo o colégio durante a festa julina, com o nome "Bullying na Escola – a outra face da violência". A peça conta a história de um menino mudo que é discriminado pelos colegas, mas ao final é defendido pelos amigos. A peça tinha o objetivo de trazer lições sobre a importância da amizade, da solidariedade e do companheirismo para o combate do bullying nas escolas. Está prevista uma segunda apresentação do grupo em setembro, que será aberta para a comunidade.