Alunos ganham concurso sobre Lei Maria da Penha 13/02/2014 - 15:30
Os alunos do 2º ano do curso de formação de docentes do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, em Guarapuava, venceram a 2ª Edição do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha, de iniciativa do Congresso Nacional em parceria com o Banco Mundial.
O vídeo dos alunos, “Violência contra a mulher: não compactuamos com isso” competiu com outros 35 inscritos para garantir o 1º lugar na categoria júri popular. Segundo o professor de filosofia Daniel Donato Piasecki, orientador da turma, após saberem do concurso no portal Dia a Dia Educação, trabalharam um mês e meio no material que resultou no vídeo.
O tema do concurso já havia sido trabalhado pelo professor antes de saberem do concurso, o que ajudou na decisão de participar. “A Lei Maria da Penha foi tema de debate em sala de aula no primeiro semestre. Enquanto falávamos sobre ética abordamos a questão da violência, e da violência contra a mulher especificamente”, diz Daniel.
“É muito importante trabalhar esse tema. Pesquisei sobre violência contra a mulher e descobri que ela acontece muito em nossa região, e precisa ser mais discutida”, afirma Gislaine Renata Vilhas Voas, 16 anos, a estudante que inscreveu o vídeo no concurso.
Foram 2.508 votos em pouco mais de duas semanas de votação, de 23 de janeiro a 9 de fevereiro. “Apesar de a votação ter acontecido durante o período de férias, os alunos se mobilizaram para conseguir votos, e contamos com apoio de toda a comunidade escolar. Fizemos inclusive campanha nas mídias sociais, onde aconteceu a votação” afirma o professor.
Agora o concurso vai selecionar cinco vencedores regionais, e o resultado final será anunciado no dia 19 de fevereiro. Além de um tablet para cada professor e aluno, os seis professores e os seis alunos, com seus responsáveis legais, visitarão o Congresso Nacional nos dias 11 e 12 de março.
“Já enviei os documentos que os organizadores pediram e estou pronta para a viagem. Nunca visitei o Congresso, estou animada para conhecer. Vai ser uma visita cívica”, conta Gislaine.
O vídeo está disponível no Youtube e pode ser assistido neste link: www.youtube.com/watch?v=jHOR0WQfYpQ
CARAMBEÍ – O Colégio Estadual do Campo Dr. Zilda Arns Neumann, de Carambeí, também conseguiu um número expressivo de votos, ficando em terceiro lugar na votação pela internet.