Alunos paranaenses conquistam competição nacional 18/10/2013 - 14:17
O Centro Estadual de Educação Profissional Manuel Moreira Pena, em Foz do Iguaçu, venceu da 3ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária, que aconteceu nos dias 12 e 13 de outubro em Machado, Minas Gerais. As equipes do centro conquistaram os primeiros e segundos lugares da modalidade curso integrado da competição da qual participaram 12 estados brasileiros.
A equipe vencedora é formada pelos alunos Vítor Araújo, Lucas Enhenrich e Rafael Minosso, todos do 2º ano do curso técnico em agropecuária. Além de colegas de turma, os estudantes são vizinhos de propriedades rurais em São Miguel do Iguaçu, quase 45 quilômetros de Foz do Iguaçu.
Lucas considerou a experiência de participar da Olimpíada interessante e lembrou que estavam bem preparados para o evento. “Nós aprendemos bastante com os professores daqui. Além disso, vivemos no meio rural, a nossa realidade ajuda nos estudos. Acho que isso tudo contribui”, disse. O aluno ainda espera que esta conquista, de alguma forma, abra caminhos na sua carreira profissional. Lucas também destacou o apoio da família na sua formação.
Antes da fase final, foram realizadas duas etapas virtuais com questões de múltipla escolha. As equipes classificadas se reuniram na fase final que teve dois processos: um eliminatório em grupo e outro para avaliação individual do aluno que definiu uma média somada à nota final da equipe. “Foi tudo muito rápido, mas não vai sai da nossa memória. Foi uma sensação muito boa quando recebemos a notícia que ganhamos, além de conhecer outras pessoas e lugares”, disse Rafael Minosso, 16 anos.
Os vencedores viajam para os Estados Unidos, em junho de 2014, para participar da Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (Ieso). “Será uma responsabilidade muito grande representar o Brasil. Gostaríamos de chegar lá e mostrar o que sabemos”, comentou Vítor Araújo, 16 anos,
O Centro de Educação Profissional ainda obteve outras vitórias. O segundo lugar foi conquistado pela equipe das alunas Ana Paula Heck Schneider, Tatiana Cristina Roque e Vanessa Larissa Manuel de Souza. Os alunos João Francisco Hamerski Costa, Carlos Eduardo Kunstlugmann Júnior Mateus Luan Canevesi Colossi, ficaram em 4º lugar. Os alunos Andrei da Silva Zenatti, Rafael Griggio e Jhonatan Willian Schafer ficaram em 8º e na 14º colocação ficaram os estudantes Valéria Gorczewski Graeff, Walter Onofre Valiate e Luis Felipe Pech.
A Olimpíada, promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais, é uma competição científica para os alunos do curso técnico em agropecuária e demais cursos do eixo tecnológico recursos naturais de todo o país. O objetivo é estimular o ingresso de jovens do ensino médio e técnico nas carreiras técnico-científicas pela pesquisa, inovação em agropecuária e aplicação de conhecimentos científicos.