Alunos participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas 12/09/2014 - 13:10
Neste sábado (13), 54.204 alunos de todo o Estado participam da segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Neste ano, foram mais de um milhão de estudantes inscritos no Paraná. A primeira fase aconteceu em maio.
Abimael Fernando Moreira, que integra a equipe de Matemática no Departamento de Educação Básica na Secretaria de Educação, ressaltou a importância da OBMEP ao trabalhar conceitos matemáticos de forma prática, com conteúdos do dia a dia. “A Olimpíada desperta a criatividade e o conhecimento de métodos que possibilitam a resolução de problemas, contribui para a melhoria da qualidade da Educação Básica e incentiva o ingresso em áreas científicas e tecnológicas”, comentou.
Aos 6.500 alunos premiados na OBMEP 2014 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2015, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior. A participação no Programa dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq.
Entre os objetivos da PIC está o de aprofundar o conhecimento matemático dos alunos por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático, além de despertar o gosto pela matemática e pela ciência em geral.
Os professores dos alunos classificados ganharão um tablete e assinatura anual da Revista do Professor de Matemática. As escolas também receberão prêmios. A lista com o nome dos premiados será divulgada no dia 1º de dezembro.
A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Está dividida em três níveis: Nível 1 – alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental; Nível 2 – alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental; Nível 3 – alunos de ensino médio.


