Alunos participam de projeto de robótica educacional 20/03/2014 - 15:08

Aulas de robótica, música e atividades esportivas de vôlei, basquete e handball. Essa é a rotina da aluna Ana Carolina Alves Valoto, 10 anos, 6° ano, todas as manhãs no Colégio Estadual Marcelino Champagnat, em Londrina, na região Norte do Estado. Ana e outros 29 alunos participam do programa Mais Educação, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Ministério da Educação (MEC) que oferece atividades educacionais no contraturno escolar para alunos das séries iniciais.

A novidade nessa terça-feira (18) foi a primeira atividade prática de robótica no laboratório de Ciências. “Foi bem diferente das aulas que temos todo dia. A professora explicou como as placas conduzem a energia para fazer o robô funcionar”, contou a Ana. O aluno Amon-Rá Sergio Sena Flário, 11 anos, também aprovou a novidade. “Foi muito divertida a aula, nós aprendemos a mexer com transmissão de energia. A professora explicou como funcionam os condutores para depois nós construirmos o nosso próprio robô”, disse.

As aulas de robótica contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e incentivam a criatividade dos alunos. Depois de aprenderem os primeiros passos em sala de aula sobre placas eletrônicas, circuitos elétricos, motores, engrenagem, cada estudante vai construir seu próprio robô com material reciclado. O objetivo é incentivar a conscientização da preservação do meio ambiente e o hábito da reciclagem nos alunos.

HISTÓRIA – Desde o início do ano letivo os alunos que permanecem na escola no contraturno escolar ganharam uma nova atividade com o projeto “Conhecendo o Paraná”. Durante a aula os estudantes têm a oportunidade de conhecer mais a fundo a história e a geografia da região onde vivem e também de todo estado.

No final do ano os alunos farão visitas pedagógicas em museus e regiões tradicionais do estado. “Nós temos pouco material sobre a história e geografia do Paraná, com essa atividade os alunos terão a oportunidade de conhecer na teoria e na prática a história e as regiões do nosso estado. Quando eles chegarem ao ensino médio eles vão conhecer bem a história e geografia do estado”, Claudecir Almeida da Silva.

Os alunos participam ainda de aulas de música com flauta barroca, percussão e orquestra na banda marcial do colégio. Também são desenvolvidas atividades esportivas de vôlei, basquete e handball.

GALERIA DE IMAGENS