Alunos representarão Paraná nos EUA 31/10/2011 - 16:17

Foram divulgados, nesta sexta-feira (28), em São Paulo, os 45 alunos que integrarão a edição 2012 do Programa Jovens Embaixadores. Entre os mais de sete mil candidatos que participaram da seleção, Fernando Henrique Nichele e Débora Barros Trannin foram selecionados para representar o Paraná nos Estados Unidos em intercâmbio que será de 6 a 29 de janeiro do ano que vem.

Débora, 16 anos, estuda no Colégio Estadual Newton Guimarães, em Londrina. Ela disse ter sido influenciada por pais e professores da escola de inglês para participar da seleção. “Não imaginar ser selecionada. Eram mais de sete mil alunos de todo Brasil concorrendo a 45 vagas. Estava na escola quando recebi a notícia”, comentou. Para Débora, será uma experiência incrível. “Acredito que a participação no Programa é um divisor de águas, pois esse é um projeto renomado. Além disso, teremos a oportunidade de conhecer lugares e culturas diferentes”, falou a aluna.

Para Fernando, que cursa o 2º ano no Colégio Estadual D. Pedro I, em Guarapuava, queria fazer intercâmbio nos Estados Unidos. O aluno ressaltou a importância de representar bem o país. “Muitos pensam que o Brasil se restringe a carnaval e futebol. Quero mostrar que é muito mais que isso”. Fernando acredita que a experiência cultural irá dar subsídios para ações futuras. “Quero melhorar a vida da minha família e pretendo conseguir isso com muito estudo”, afirmou o aluno.

Segundo a mãe do aluno, Arlete Conrad, essa oportunidade é muito importante para o futuro do filho. “Irá abrir muitas oportunidades, principalmente porque aqui é uma cidade com um número pequeno de habitantes”, frisou. De acordo com Arlete, Fernando fala alemão, espanhol e agora está aprendendo inglês. “Ele começou a estudar inglês sozinho, pela internet. Como sempre foi muito estudioso e tem facilidade para aprender idiomas, em pouco tempo já sabia o básico para se comunicar”, explicou.

Durante a primeira semana, os alunos irão visitar a capital do país, participar de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitar escolas e conhecer projetos sociais. Depois, os participantes serão divididos em subgrupos para conhecer um estado dos Estados Unidos. Lá, serão hospedados por uma família americana e terão a oportunidade de assistir aulas, participar de atividades culturais, de responsabilidade social, de empreendedorismo e liderança, além de apresentarem o Brasil à comunidade local. Desde o lançamento do programa em 2002, 249 estudantes da rede pública já representaram o Brasil nos Estados Unidos como Jovens Embaixadores.

PROGRAMA - Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos da rede pública que são exemplos em suas comunidades. O principal objetivo é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens.

Participam do Programa alunos brasileiros entre 15 e 18 anos da rede pública e que pertençam à classe socioeconômica menos favorecida, com excelente desempenho escolar, boa fluência oral e escrita em inglês, perfil de liderança, consciência cidadã, iniciativa, boa desenvoltura oral e engajamento por, pelo menos, um ano em atividades de responsabilidade social e voluntariado.

Os candidatos têm de apresentar uma série de documentos como pré-requisitos, além de passar por testes escrito e oral. Na fase final, recebem a visita de uma comissão avaliadora. Os selecionados são contemplados com uma viagem de três semanas aos Estados Unidos.