Alunos têm papel fundamental em gestão escolar 30/08/2016 - 12:30

Duas vezes por mês a direção do Colégio Estadual Presidente Roosevelt, em Guaíra, no Oeste do Estado, tem um encontro marcado para ouvir as reivindicações e opiniões dos estudantes sobre projetos pedagógicos e investimentos dos recursos públicos que chegam à escola. A parceria faz parte da gestão coletiva desenvolvida pela instituição, que conta ainda com a participação efetiva de funcionários, pais e demais representantes da comunidade.

Essa parceria rendeu à escola o primeiro lugar em qualidade de gestão entre as escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Toledo na segunda edição do Prêmio de Gestão da Secretaria de Estado da Educação, que reconhece as melhores administrações nas quais a aplicação eficiente dos recursos públicos possibilita o desenvolvimento de projetos pedagógicos. “A escola é feita por diferentes gerações e os estudantes têm papel fundamental nesse processo”, destacou a secretária Ana Seres, que visitou a escola na semana passada para a entrega das premiações.

A cada dois meses os estudantes se reúnem aos membros da direção, professores, funcionários e representantes da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) para debater os investimentos financeiros, prestação de contas, execução de projetos pedagógicos e trabalhos sociais.

A UNIÃO FAZ A FORÇA - Segundo a diretora Solange Pastio Guerine, a receita para uma boa gestão está na administração coletiva. “Aqui todas as decisões são tomadas com APMF, funcionários, professores e principalmente com os alunos. São eles que apontam o que querem para a escola seja em questões físicas ou pedagógicas. É muito fácil administrar quando você divide isso com os demais. É gratificante ter essa parceria porque eu não faço nada sozinha”, disse Solange.

Uma dessas decisões tomada em parceria com os estudantes foi a aplicação de R$ 128 mil, recebidos pela escola através do programa Fundo Rotativo, para a reforma do muro, pintura da biblioteca, além de pequenos reparos. O acompanhamento dos trabalhos é feito por uma comissão formada por alunos, funcionários e professores. A reforma está prevista para ser concluída no final de setembro.

GRÊMIO ATUANTE – O Grêmio Estudantil do Colégio Roosevelt tem um papel fundamental na parceria entre direção, comunidade e estudantes. Toda quinta-feira os membros do colegiado se reúnem para elaborar projetos e debater as demandas apresentadas pelos colegas. “É muito importante que os alunos participem das decisões que são tomadas, pois eles fazem parte da escola e o nosso papel é fazer essa ligação entre os estudantes e os demais setores que compõem a escola”, disse o presidente do grêmio, o jovem Gabriel Galdino, 17 anos, do 3° ano.

A estudante Léia Patek de Souza, 16 anos, também do 3º ano, é responsável por propor os projetos que são desenvolvidos pelo grupo. Segundo ela, a prioridade é dar voz aos colegas. “Os projetos são voltados primeiramente às necessidades dos alunos e também às ações que promovam a integração entre a escola com a comunidade”, contou Leia.

Um exemplo é a campanha de arrecadação de roupas e cobertores, que são doados a moradores de bairros carentes, além da coleta de material reciclável. Também é feita panfletagem sobre a importância da reciclagem. O grêmio ainda desenvolve aulas de coral aos alunos das séries finais do ensino fundamental, no turno complementar.

PRESTAÇÃO DE CONTAS – A prestação de contas da escola fica exposta em um mural na entrada do refeitório, para que todos tenham acesso às informações sobre os recursos públicos que chegam à unidade. Ali, alunos, professores e funcionários podem consultar os investimentos feitos com recursos de cota extra, arrecadações feitas pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), entre outros itens.

ALIMENTAÇÃO – O incentivo à alimentação saudável está presente não apenas nos pratos servidos diariamente com arroz, feijão, macarronada, legumes, verduras e frutas, mas também através de cartazes educativos espalhados pelas paredes do refeitório com explicações sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis. A cozinheira Nelma de Oliveira Mota trabalha há 24 anos na cozinha da escola e conhece bem as preferências dos estudantes. “Eu amo cozinhar para eles”, disse. Carne com legumes e purê de batatas, por exemplo, fazem sucesso no prato dos estudantes do Presidente Roosevelt.

GALERIA DE IMAGENS