Alunos vencem Olimpíada de Língua Portuguesa 06/01/2015 - 09:06

Três alunos da rede pública estadual de ensino do Paraná foram vencedores da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro. Ao todo, mais de 170 mil textos de 5.014 municípios brasileiros concorreram nas categorias Poemas (alunos de 5º e 6º anos); Memórias (alunos de 7º e 8º anos); Crônicas (alunos de 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio); e Artigos de opinião (alunos de 2º e 3º anos do ensino médio). O tema foi “O lugar onde vivo”.

A final aconteceu no dia 17 de dezembro, na cidade de Brasília, quando foram escolhidos os 20 alunos e professores vencedores nacionais, cinco em cada categoria. Os alunos e professores vencedores receberam medalha de ouro, notebook e impressora. As escolas nas quais estudam os alunos foram contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, projetor e telão, além de livros para a biblioteca.

Para Adilson Carlos Batista, técnico-pedagógico da Equipe de Língua Portuguesa do Departamento de Educação Básica na Secretaria da Educação e responsável pela Olimpíada no Estado, o programa é um estímulo à educação e à cidadania por fomentar o ensino de língua e o trabalho com a leitura e escrita, formando cidadãos conscientes, leitores da sociedade.

Conheça os vencedores:

CATEGORIA POEMAS
Aluno: Gustavo Kuster Meneghetti
Professor: Rafael Borges Ardiles
Colégio Estadual Gabriela Mistral, em Curitiba

CATEGORIA CRÔNICAS
Aluno: Vítor Luiz Kohler
Professora: Sirley Maria Kohler
Colégio Estadual Ganzert Antônio Lacerda Braga, na Lapa

CATEGORIA MEMÓRIAS LITERÁRIAS
Aluna: Valdirene Prestes dos Santos
Professora: Flávia Figueiredo de Paula Casa Grande
Colégio Estadual José Marti, em Jardim Alegre

O PROGRAMA - A Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Nesta edição, o programa lançou os Cadernos Virtuais, uma adaptação da Coleção da Olimpíada ao suporte digital, com hipertextos e diversos recursos multimídia (áudios, textos para projeção, vídeos e jogos). O professor inscrito também participa de cursos e recebe a revista Na Ponta do Lápis, uma publicação periódica com artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente, além de ser cadastrado automaticamente na Comunidade Virtual da Olimpíada, um espaço para troca de experiências e registro de práticas docentes.

Ao todo, são cinco fases para avaliação dos trabalhados enviados: Escolar, Municipal, Estadual, Regional e Nacional. Mais informações no site do concurso: www.escrevendoofuturo.org.br/

GALERIA DE IMAGENS