Alunos visitam Parque Estadual Guartelá, em Tibagi 25/08/2011 - 09:50
Direção, professores e alunos de 5ª à 8ª séries da Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, de Floresta, realizaram pesquisa de campo, na última semana, no Parque Estadual Guartelá, em Tibagi. O objetivo foi enriquecer os conteúdos trabalhados em sala de aula nas disciplinas de História, Geografia e Ciências.
Segundo a diretora do colégio, Vera Lúcia Cavalli Ramos, professores e equipe pedagógica estão buscando promover mais formas de tornar as aulas mais atrativas. "Ao procurar na internet os pontos turísticos do Paraná, deparei-me com o Parque Guartelá e fiquei encantada. Foi maravilhoso em relação a todos os aspectos, a participação dos alunos, a viagem. Enfim, estar em contato com a natureza intocada, com o verde, com as águas cristalinas, as cachoeiras, os panelões, a mata fechada foi indescritível e certamente ficará para sempre na nossa memória", comentou.
O parque apresenta um rico conteúdo pedagógico que contribui para os alunos presenciarem marcas de diversas épocas, deixadas por indígenas, jesuítas e tropeiros. Para a professora Magna Regina Corsolinima, de Geografia, que já conhecia o parque antes da atual infraestrutura, o lugar contribui para os estudos relacionados aos aspectos geográficos. “Foram tiradas várias fotos, as quais serão utilizadas para repassar os conteúdos de sala de aula”, disse.
Para muitos alunos, esse foi um momento que ficará na lembrança. "Realizar a trilha foi muito divertido, visitar e ver de perto a natureza intocada e preservada, as águas cristalinas, o canyon, a cidade histórica, o museu, a igreja, estudar a colonização do Brasil e a corrida do diamante. Essa viagem ficará marcada em minha vida para sempre", disse Jonatas Joab Manezes de Carvalho, aluno da 8ª série.