Arns inaugura biblioteca em hospital atendido pelo Sareh 12/12/2012 - 10:35

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participou em Campo Largo das comemorações do aniversário do Hospital Infantil Waldemar Monastier, que completa três anos na sexta-feira (14). Arns inaugurou uma biblioteca destinada a atender às crianças que fazem tratamento no hospital.

O secretário disse que o hospital mostra que é possível atender bem os pacientes e oferecer um tratamento humanizado por meio de ações como a continuidade da educação no ambiente hospitalar. “Esta biblioteca reforça o compromisso do hospital em oferecer às nossas crianças e adolescentes um tratamento baseado na solidariedade”, disse Arns.

A biblioteca foi preparada especialmente para receber crianças. O local foi ambientado com temas infantis e está repleto de obras de literatura. A proposta é despertar o gosto pela leitura. “Vamos aproveitar o tempo que a criança está no hospital para incentivar a leitura e fortalecer os laços familiares”, explicou a fonoaudióloga Karina Angel Bento, coordenadora da biblioteca.

O diretor do Hospital Infantil Waldemar Monastier, Luiz Renato de Azevedo, disse que a equipe trabalha com grande comprometimento e em busca de um atendimento de excelência com foco na humanização. “Estes três anos representam grandes avanços na área da saúde dentro da integralidade do paciente e de sua família”.

O vice-prefeito de Campo Largo, Dante Vanin, destacou: “É uma satisfação poder ajudar em projetos desenvolvidos pelo hospital, que busca acolher bem as crianças e suas famílias que vêm de diversas cidades do Estado para receber atendimento no HI”.

SAREH – O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) foi criado pela Secretaria de Estado da Educação para atender estudantes do ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos (EJA) que não possam frequentar a escola devido a internamentos ou tratamentos de saúde, de forma a auxiliar no processo de escolarização e na inserção ou reinserção em seu ambiente escolar.

A equipe do Sareh do Hospital Infantil Waldemar Monastier é composta por três professores e uma pedagoga. Neste ano, 1,2 mil alunos foram atendidos pelo serviço no hospital.

A pedagoga Rozeli de Fátima Pereira afirma que a biblioteca irá ajudar na recuperação destes alunos. “Quando as crianças ficam internadas, elas estão em uma situação de estresse e dúvida. A biblioteca traz um pouco do mundo exterior, alivia a dor e o sofrimento, num processo educativo que auxilia no retorno da vida cotidiana destas crianças”, explicou ela.

No Paraná, 17 instituições atendem pelo Sareh em Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel, Campo Largo, Paranaguá, União da Vitória, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu. Ao longo de 2012 estas instituições fizeram 32 mil atendimentos.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

GALERIA DE IMAGENS