Arns participa de evento da Assessoria Jurídica 28/02/2012 - 15:50

O vice-governador e secretário de Estado da educação, Flávio Arns, participou da abertura do Curso de Atualização em Sindicâncias e Processos Administrativos nessa terça-feira (28), em Curitiba. O curso pertence ao programa de capacitação da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e é coordenado pela Assessoria Jurídica da pasta.

A proposta do evento é capacitar os cerca de 120 participantes dos Núcleos Regionais de Educação sobre os temas que envolvem processos administrativos e de sindicância. “Com esse curso de formação, pretendemos descentralizar algumas ações que são necessárias para promovermos a agilidade e a qualidade nos processos abertos pela Secretaria”, ressaltou Flávio Arns.

A melhoria da atuação do trabalho jurídico também traz reflexos à comunidade escolar. “O aluno tem o direito de ser muito bem atendido nas escolas. É preciso investigar, caso exista alguma dificuldade nesse atendimento, e apontarmos soluções adequadas respeitando a legislação vigente”, disse Arns.

O evento também serve para estreitar o relacionamento entre os servidores das regionais e os técnicos da Assessoria Jurídica. “O curso é uma oportunidade para troca de experiências entre os participantes, além de sanarmos dúvidas e recebermos orientações para aperfeiçoarmos nosso trabalho”, comentou Elizabeth Daros, que atua na Ouvidoria do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio.

Os participantes contaram ainda com a palestra do professor Dr. Romeu Felipe Bacellar Filho, autoridade nacional em Direito Adminitrativo. Ainda este ano serão realizados outros eventos de capacitação na área jurídica que dependem da avaliação do curso para orientar os encaminhamentos dos temas que serão discutidos.

A Assessoria Jurídica avalia por mês cerca de 600 processos referentes a despesas, compras, locações, licitações, sindicâncias e processos administrativos disciplinares. Ela também apura denúncias recebidas pela Ouvidoria e decide quais medidas e encaminhamentos devem ser tomados.

Ainda participaram da abertura do evento Jorge Wekerlin, diretor geral da SEED; Meroujy Cavet, superintendente da Educação da SEED; Laureci Schmitz Rauth, diretora do Colégio Estadual do Paraná; Ricardo Watanabe, presidente do Conselho do Magistério, além dos artistas plásticos Attila Wensersky e Sérgio Kirdziej.

HOMENAGENS – Durante a abertura do evento, Flávio Arns homenageou as filhas do pintor paranaense Theodoro de Bona, Giovana de Bona Morais e Iolanda de Bona Foltran. “Nós estamos homenageando a família de Theodoro de Bona, um pintor que é uma referência para a cultura paranaense”, disse.
 

Curso capacita 120 participantes das regionais sobre processos administrativos e de sindicância. Houve ainda homenagem ao pintor Theodoro de Bona.

 

Foto: José Fernando Ogura/Vice-governadoria


No salão nobre do Colégio Estadual do Paraná – onde acontece o evento - estão as obras “Fundação da Cidade de Curitiba” e “A terra prometida”, ambas de Theodoro. “De Bona deu um rosto a uma terra que estava construindo uma identidade”, explicou o procurador do Estado do Paraná e chefe da Assessoria Jurídica, Hatsuo Fukuda, ao lembrar da importância do pintor à sociedade e à educação do Paraná. Hatsuo ainda comentou que a homenagem simboliza a fundamental relação existente entre a educação e a arte.

Flávio Arns ainda foi presenteado pelo cartunista Ademir Paixão com a entrega de um quadro em homenagem à família Arns.

 

GALERIA DE IMAGENS