Arns participa de reunião do Fórum de Apoio à Formação Docente 26/11/2011 - 09:00
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participou na última quinta-feira (24) da reunião do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Paraná. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SEED), em Curitiba, com a presença de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
Durante a abertura do encontro, Arns discursou sobre a importância da integração entre o ensino superior e a educação básica. “Não há como se ter educação básica de qualidade sem investimento na formação dos professores. E para isso precisamos dos esforços concentrados de todos: municípios, estados, governo federal”, afirmou.
Alvana Bof, da Capes, reforçou a ideia da aliança para uma educação melhor, e acrescentou: “um dos grandes desafios que temos no momento é fazer com que todos os professores da educação básica possuam formação docente específica na disciplina em que atuam. E é por esse motivo que o MEC tem estimulado a criação de cursos de complementação”, ressaltou.
Na pauta da reunião esteve discussão de medidas para a regulamentação do funcionamento dos polos regionais da Universidade Aberta do Brasil (UAB); informações que as instituições de ensino superior precisam enviar sobre os cursos que serão ofertados aos professores na Plataforma Freire no 2º semestre de 2012; e encaminhamentos dos cursos ofertados para egressos da Vizivali.
NOVO INTEGRANTE – Em votação, os presentes aprovaram o pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Paraná para fazer parte do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Paraná.
Também têm assento no Fórum representantes da SEED, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Conselho Estadual de Educação do Paraná, do Conselho Municipal de Educação de Curitiba, das instituições de ensino superior, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), do Sindicato dos Professores do Paraná (APP-Sindicato) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope).
Os Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente foram criados para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. A política foi implantada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Decreto 6.755 publicado em 2009.