Atividade de inclusão para alunos especiais em Maringá 25/08/2012 - 08:00

O Instituto Estadual de Educação de Maringá exibiu na última semana o filme “Turma da Mônica em Cine Gibi 5” em modo de audiodescrição para alunos cegos matriculados na educação básica. A iniciativa foi realizada em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) de Maringá e a Associação Maringaense dos Amigos do CAP (Amacap). A atividade contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre professores, alunos e familiares.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão. “O CAP Maringá resolveu incentivar essa iniciativa pela importância crescente da audiodescrição, o que pode ser usado também como um recurso na educação dos deficientes visuais”, afirmou Rita Carvalho, representante do CAP.

As emissoras de televisão que já operam na modalidade digital são obrigadas por lei a transmitir duas horas semanais de programas com audiodescrição. “Alguns filmes nacionais importantes também já contam com o recurso, garantindo à população cega o acesso à produção cultural brasileira. Isso também favorece muito o uso do cinema como recurso didático aos deficientes visuais”, diz Ricardo Alexandre Vieira, um dos alunos que compareceram à atividade.

O encontro também foi uma atividade de socialização entre os participantes, além da apresentação do filme. “Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas a audiodescrição é muito mais que as tais mil palavras”, comentou Marco Antônio Queiroz, que é deficiente visual.

GALERIA DE IMAGENS