Atividade do Celem reúne comunidade escolar em Sarandi 21/11/2014 - 14:00
O Colégio Estadual Helena Kolody, em Saradi, promoveu uma atividade na semana passada par promover maior interação com a comunidade escolar. A proposta envolveu os cursos de inglês e de espanhol do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), e a disciplina língua portuguesa, e originou a 1ª Festa Luso-Hispano-Americana. A ideia foi aprimorar os estudos destas línguas e contribuir para o conhecimento sobre alguns países em que esses idiomas são oficiais.
O evento trouxe benefícios em termos de aprendizagem e relacionamento entre alunos e professores. "Na junção dos períodos foi possível ver que a escola é única. Todos tiveram o mesmo empenho em preparar um trabalho de qualidade, com conteúdo apropriado para o ambiente escolar. Os professores se empenharam e com o trabalho conjunto foi possível que todos aproveitassem os momentos diversificados que foram descritos na programação desta ação pedagógica”, explicou a pedagoga Rosemeire dos Santos.
Participaram da realização do evento professores e alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e todos os anos do ensino médio da manhã e da tarde da escola. O grêmio estudantil também se envolveu na preparação da festa. "Trabalhos como esse aproximam os alunos da escola, e com certeza ficarão boas lembranças da época de estudante, pois foi uma aula diferente que envolveu vários alunos, que nas apresentações culturais experimentaram o uso da língua estudada", comentou o aluno Samuel Henrique, presidente do grêmio.
Os participantes ainda puderam provar comidas relacionadas à cultura das línguas estudadas. Os preparos da comida ficaram por conta de familiares e funcionários. “Para nós do colégio, é um privilégio poder contar com o apoio da comunidade escolar, com convidados que se unem a nós para realizar e mostrar que é possível e viável, planejar ações pedagógicas diferenciadas que trazem aprendizado aos alunos de forma prazerosa”, afirmou o diretor Luciano dos Santos.
A festa contou com apresentações musicais e de dança, desfile de trajes típicos e a coroação do rei e rainha da festa escolhidos por votação dos próprios alunos. “Isso é muito importante para nós, termos um lugar saudável para nos divertirmos, adquirirmos conhecimento, além das boas lembranças que podemos guardar para a nossa vida”, disse a aluna do 3º ano do ensino médio, Juliana Alvarenga.