Audiências públicas garantem participação popular 23/04/2015 - 16:10
São realizadas nesta quinta-feira (23), nas diversas regiões do Estado, as audiências públicas sobre o Plano Estadual de Educação, que tem por finalidade traçar metas e estratégias para contemplar todos os níveis e modalidades de ensino. Estão em andamento 32 audiências regionais, com ampla participação da comunidade: Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Loanda, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória, Wenceslau Braz, Laranjeiras do Sul e Ibaiti.
A audiência estadual está marcada para o dia 27 de abril, no auditório Poty Lazarotto, Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, das 9h às 17h.
O Plano - No último dia 16, foi realizada reunião na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o Comitê Gestor e o Grupo Técnico de Apoio e Consolidação do Plano Estadual de Educação, que validou o documento-base do Plano. O PEE é decenal e está alinhado ao Plano Nacional de Educação. Os interessados em participar das audiências públicas devem imprimir o formulário para redigir as contribuições e entregá-lo aos responsáveis durante a audiência, o que permitirá maior agilidade e organização. Todas as contribuições serão posteriormente analisadas pelo Grupo Técnico de Apoio e Consolidação do Plano Estadual de Educação e validadas pelo Comitê Gestor.
O Comitê Gestor é composto por 11 instituições que representam a sociedade educacional: Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE), Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP–Sindicato), União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime-PR), Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Fórum Estadual de Educação (FEE-PR).