Aulas complementares aproximam escola e comunidade 06/07/2016 - 12:30
Há dois anos os estudantes do Colégio Estadual Irmã Maria Antona, em Sarandi, no Noroeste do Estado, ganharam novas atividades complementares para melhorar o rendimento escolar e reforçar o processo de ensino e aprendizagem. As ações também aproximaram a comunidade do cotidiano escolar e renderam à escola o terceiro lugar de melhor gestão da região através do Prêmio CAF edição 2015, que tem como objetivo do prêmio divulgar as boas gestões e práticas desenvolvidas pelas escolas estaduais.
Duas vezes por semana, cerca de 230 alunos participam de atividades pedagógicas, culturais e artísticas, sempre no turno complementar, para não atrapalhar a rotina de estudos regular. Além do acompanhamento escolar realizado na Sala de Apoio, os alunos também têm aulas de educação empreendedora, esportivas e de dança.
O colégio também desenvolve projetos para incentivar o hábito da leitura. Cada disciplina reserva uma aula por semana destinada exclusivamente à leitura. Na disciplina de Língua Portuguesa a leitura de artigos e livros é compartilhada. Cada estudante lê um capítulo, ao final da leitura os professores realizam uma mesa redonda para debater o enredo do livro ou artigo. Para os alunos das séries iniciais as aulas são realizadas na própria biblioteca.
Segundo a pedagoga Dejanira Rodrigues Peçanha, as atividades trouxeram bons resultados, além da melhora no rendimento escolar. “Melhorou muito a disciplina e organização, pois agora eles aprenderam a organizar a própria rotina de estudos”, contou. As ações também aproximaram a comunidade escolar do cotidiano do colégio e tornaram a administração da escola mais participativa. “Os alunos e a comunidade passaram a ter um olhar diferente, de pertencimento, pela escola”, lembrou Dejanira.
Já no Colégio Estadual Adiles Bordin, em União da Vitória, no Sudoeste, também terceira colocada no prêmio CAF do ano passado, uma vez por semana uma as aulas são destinadas a atividades relacionadas à leitura. Cada sala de aula conta com uma caixa literária com livro escolhidos de acordo com série e número de estudantes por turma. Ao final da leitura os enredos das histórias são transformados em peças teatrais ou contos que são apresentados a toda escola. O colégio também oferece atividades em turno complementar de xadrez, capoeira, futsal, teatro, dança, informática, espanhol e leitura.
A escola também possui parceria com intuições locais e com a própria comunidade. “Essas atividades tornaram a escola mais atraente para os alunos e isso reflete no melhor aproveitamento escolar. Além disso, elas contribuíram para estreitar os laços entre escola com as famílias que passaram a ter mais confiança e a participar mais da vida da escolar de seus filhos”, disse o diretor Salvador Ribeiro Jazzini.
SEGUNDA EDIÇÃO DO PRÊMIO - O Prêmio Gestão CAF está na segunda edição este ano e vai envolver 620 escolas dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Guarapuava, Pitanga, Toledo, Assis Chateaubriand, Goioerê, Cianorte, Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Ibaiti, Wenceslau Braz e Cornélio Procópio. As solenidades de premiação estão programadas para o segundo semestre, em datas a definir, conforme e região.
Para 2018, está previsto a edição do Prêmio Gestão CAF Estadual, que irá escolar a melhor administração financeira escolar do Paraná.
A premiação foi desenvolvida pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF), da Secretaria de Estado da Educação e faz parte do programa Minha Escola tem Ação (Meta), criado para fortalecer a gestão escolar. A premiação reconhece as melhores administrações financeiras através da aplicação eficiente dos recursos públicos que possibilitam desenvolver projetos pedagógicos que ajudam no aprendizado dos estudantes. Para participar, as unidades escolares precisam passar por 12 critérios avaliados por uma comissão formada por técnicos da CAF e da área pedagógica que atuam nos Núcleos Regionais de Educação.
Duas vezes por semana, cerca de 230 alunos participam de atividades pedagógicas, culturais e artísticas, sempre no turno complementar, para não atrapalhar a rotina de estudos regular. Além do acompanhamento escolar realizado na Sala de Apoio, os alunos também têm aulas de educação empreendedora, esportivas e de dança.
O colégio também desenvolve projetos para incentivar o hábito da leitura. Cada disciplina reserva uma aula por semana destinada exclusivamente à leitura. Na disciplina de Língua Portuguesa a leitura de artigos e livros é compartilhada. Cada estudante lê um capítulo, ao final da leitura os professores realizam uma mesa redonda para debater o enredo do livro ou artigo. Para os alunos das séries iniciais as aulas são realizadas na própria biblioteca.
Segundo a pedagoga Dejanira Rodrigues Peçanha, as atividades trouxeram bons resultados, além da melhora no rendimento escolar. “Melhorou muito a disciplina e organização, pois agora eles aprenderam a organizar a própria rotina de estudos”, contou. As ações também aproximaram a comunidade escolar do cotidiano do colégio e tornaram a administração da escola mais participativa. “Os alunos e a comunidade passaram a ter um olhar diferente, de pertencimento, pela escola”, lembrou Dejanira.
Já no Colégio Estadual Adiles Bordin, em União da Vitória, no Sudoeste, também terceira colocada no prêmio CAF do ano passado, uma vez por semana uma as aulas são destinadas a atividades relacionadas à leitura. Cada sala de aula conta com uma caixa literária com livro escolhidos de acordo com série e número de estudantes por turma. Ao final da leitura os enredos das histórias são transformados em peças teatrais ou contos que são apresentados a toda escola. O colégio também oferece atividades em turno complementar de xadrez, capoeira, futsal, teatro, dança, informática, espanhol e leitura.
A escola também possui parceria com intuições locais e com a própria comunidade. “Essas atividades tornaram a escola mais atraente para os alunos e isso reflete no melhor aproveitamento escolar. Além disso, elas contribuíram para estreitar os laços entre escola com as famílias que passaram a ter mais confiança e a participar mais da vida da escolar de seus filhos”, disse o diretor Salvador Ribeiro Jazzini.
SEGUNDA EDIÇÃO DO PRÊMIO - O Prêmio Gestão CAF está na segunda edição este ano e vai envolver 620 escolas dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Guarapuava, Pitanga, Toledo, Assis Chateaubriand, Goioerê, Cianorte, Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Ibaiti, Wenceslau Braz e Cornélio Procópio. As solenidades de premiação estão programadas para o segundo semestre, em datas a definir, conforme e região.
Para 2018, está previsto a edição do Prêmio Gestão CAF Estadual, que irá escolar a melhor administração financeira escolar do Paraná.
A premiação foi desenvolvida pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF), da Secretaria de Estado da Educação e faz parte do programa Minha Escola tem Ação (Meta), criado para fortalecer a gestão escolar. A premiação reconhece as melhores administrações financeiras através da aplicação eficiente dos recursos públicos que possibilitam desenvolver projetos pedagógicos que ajudam no aprendizado dos estudantes. Para participar, as unidades escolares precisam passar por 12 critérios avaliados por uma comissão formada por técnicos da CAF e da área pedagógica que atuam nos Núcleos Regionais de Educação.