Aulas de Treinamento Esportivo chegam a 900 escolas 16/05/2013 - 16:00

A Secretaria de Estado da Educação está ampliando o tempo dedicado às atividades esportivas nas escolas do Paraná. Hoje, 280 escolas já participam das Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo. Até o final deste semestre serão atendidas mais 620 escolas com esta modalidade de educação integral.

A Hora Treinamento Especializada começou a ser oferecida em março. Os projetos que chegam são avaliados pelas equipes do Departamento de Educação Básica. São 4,5 mil horas semanais, distribuídas em 4 horas-aula por semana ou de 8 horas-aulas por semana. A secretaria pretende levar o programa para todas as escolas da rede estadual interessadas.

Além de proporcionar aos estudantes acesso aos vários tipos de esporte, os professores de Educação Física podem dedicar a Hora Treinamento Especializada à descoberta de talentos esportivos e também preparar melhor equipes para a participação em jogos e campeonatos, como os Jogos Escolares do Paraná e competições nacionais.

No Colégio Estadual Dom Orione, em Curitiba, 60 alunos participam das Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo, no contraturno. “O nosso objetivo é formar equipes bem preparadas para os Jogos Escolares. Este ano vamos participar da final com duas equipes em diferentes categorias, na modalidade badminton, em junho, em Guarapuava”, conta a diretora Nasterci de Souza.

As modalidades inscritas no momento são futsal, futebol de campo, voleibol, vôlei de areia, atletismo, tênis de mesa, xadrez, handebol, basquetebol, badminton, ginástica olímpica, rítmica e localizada, natação, artes marciais, corrida de orientação e ciclismo.

GALERIA DE IMAGENS