Avaliação Nutricional dos Profissionais da Educação segue até o dia 15
05/12/2011 - 17:30

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Divisão de Educação Nutricional da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (SUDE), realiza até 15 de dezembro a primeira pesquisa de Avaliação Nutricional e de Saúde dos Profissionais da Educação. A ação faz parte do projeto Escola com Saúde – Cuidando de quem sempre cuidou, e é voltada para professores, gestores e funcionários atuantes nas instituições de ensino e nas unidades administrativas da secretaria. “Saúde é nosso direito, cuidar dela é nosso dever. Com a ação, proporcionamos aos educadores o resgate do entusiasmo e do sentido de missão na educação” disse Lucimar Sebben Brun, coordenadora do projeto/SUDE.

Cada escola com seus respectivos conselhos e Núcleos Regionais de Educação (NREs), fazem a verificação de peso e altura de seus colaboradores. Com os dados, cada profissional acessa o link da pesquisa no portal da educação e preenche um questionário com questões referentes a hábitos alimentares, atividade física e de saúde. "É a primeira iniciativa na busca do entendimento da diversidade e dinâmica nutricional e alimentar dos profissionais da educação”, contou Andréa Bruginski, nutricionista da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar.

A partir dos dados nutricionais coletados, será possível elaborar o planejamento de ações relacionadas à promoção da alimentação saudável e adequada, com vistas à melhoria da qualidade de vida, trabalho e saúde. “Este planejamento será integrado às ações que são realizadas com os estudantes”, contou Andréa Bruginski, nutricionista da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar.

O NRE de Toledo acrescentou o cálculo da circunferência da cintura e do quadril e a medição das dobras cutâneas. “Nós vamos encaminhar a cada um dos colaboradores do NRE uma carta contendo os dados obtidos na avaliação, indicando o índice de massa corporal (IMC), o percentual de gordura corporal, bem como a relação das medidas da cintura e do quadril, que dá o indício da probabilidade de doenças cardiovasculares”, explicou a professora de Educação Física Rejane München, técnica do NRE.

Segundo ela, todo o processo foi acompanhado por uma nutricionista que apoiou a ação e participou como voluntária. “A ideia é acrescentar na carta dicas de nutrição e indicar atividades físicas para os participantes”, afirmou.

Para o professor Ervino Frederico Pott esta iniciativa é importante para que cada um saiba como está sua situação física. “Vou ao médico fazer um check-up e vou levar a carta com os números da avaliação. Estou curioso para ver o que ele vai me dizer”, comentou.

Para responder o questionário, acesse: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=193 .

GALERIA DE IMAGENS