Boas práticas revelam talentos na rede estadual 10/09/2015 - 07:47

A dedicação de professores, funcionários e alunos, aliada à participação da comunidade no cotidiano escolar, contribui para revelar talentos na rede estadual de ensino do Paraná. Um bom exemplo é o ex-aluno do Colégio Estadual Almirante Tamandaré Lenon Mendes Pereira, que está na Alemanha para início do doutorado em Ressonância Magnética pela Universidade de Würzburg.

Nesta escola, em Cruzeiro do Oeste, o sucesso dos estudantes não está presente apenas em testes aplicados na escola, mas também na vida profissional e acadêmica dos estudantes.

Além das atividades previstas na grade nacional comum, os professores desenvolvem várias ações artísticas e exercícios de raciocínio lógico através de novas ferramentas que contribuem para o processo de ensino e aprendizado. “Pensamos na formação acadêmica, humana e profissional dos nossos alunos com projetos que possibilitem que eles ampliem suas perspectivas”, explica a diretora Maria Helena Bertoco.

Também são desenvolvidas atividades complementares no contraturno escolar, período em que os alunos não estão em sala de aula, como aulas extras para os estudantes do ensino médio que irão prestar provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

“Mantemos um trabalho em parceria com os pais para que os alunos permaneçam na escola durante o ensino fundamental e médio. Assim, o aluno fica mais adaptado ao processo de ensino oferecido pela escola e isso contribui para os bons resultados que temos obtido”, conta a diretora auxiliar, Eliane Santana de Andrade.

A escola oferece aulas extras de leitura, interpretação textual, artes visuais, raciocínio matemático, além do curso técnico integrado (para alunos que estão cursando o ensino médio) em Recursos Humanos e Espanhol, através do Centro de Línguas Estrangeiras e Modernas (Celem).

DOUTORADO NA EUROPA – Um desses bons exemplos do colégio é o ex-aluno Lenon Mendes Pereira, que está na Alemanha para o início do doutorado em Ressonância Magnética pela Universidade de Würzburg.

“Meus primeiros passos e sonhos foram dentro dessa escola. E o mais importante é que aqui eu encontrei pessoas que acreditaram em mim. Muito além do aprendizado, eu encontrei pessoas que se importavam comigo e isso foi extremamente valioso”, conta Lenon, que sempre estudou em escolas públicas.

Na semana passada, Lenon visitou o Colégio Estadual Almirante Tamandaré para agradecer o empenho dos professores e funcionários. “Eu tenho uma gratidão enorme por tudo o que aprendi ali. Minha vida foi transformada através da educação e o berço de tudo foram os colégios públicos de Cruzeiro do Oeste”, lembra.

Durante a visita, Lenon fez uma palestra aos estudantes, que o questionaram sobre a importância dos estudos para o sucesso profissional. “Algo que fiz questão de deixar claro é que eu sempre fui um aluno exigente comigo mesmo. Sempre busquei explorar todas as oportunidades que apareceram. Isso aconteceu no Colégio Almirante Tamandaré e tem se repetido ao longo da minha vida”, conta. “É necessário também que o aluno não se limite e tenha consciência de que o seu esforço e dedicação são a chave para o seu sucesso”, frisa.

Para a professora de Língua Portuguesa da escola, Carmem Alves Bagio, a visita do ex-aluno motiva os estudantes e anima os professores. “É muito gratificante para nós professores quando vemos o sucesso dos nossos alunos. É um exemplo para os outros estudantes para que eles vejam que também podem alcançar seus objetivos”, diz a docente.

CURRÍCULO – Lenon possui graduação em Engenharia Mecatrônica pelo Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), em Maringá, e Hofstra University, em Nova York, (EUA), mestrado em Energia Nuclear, pela Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. É doutorando em Ressonância Magnética pela Universidade de Würzburg.

GALERIA DE IMAGENS