CEP vence competição nacional de lançamento de foguetes 27/11/2018 - 13:34

A equipe Ciências Especiais Equipo Longe Lateqve (CEELL), formada por estudantes do 2° e 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná (CEP) venceu, no início do mês, a 6° edição da Jornada Espacial de Foguetes, realizada pela Olimpíadas Brasileira de Astronomia (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
 
Os estudantes do Colégio Estadual ficaram em primeiro lugar ao atingir a marca de 323 metros com o lançamento de um protótipo feito com garrafa pet pressurizado com bicarbonato e ácido acético (vinagre 4% de impureza). Esse foi o maior lançamento de foguetes do ano e o segundo da história da competição. A equipe foi premiada com troféu, livros e medalhas.
 
O modelo do foguete foi disponibilizado pela própria organização do evento para que todas as equipes disputassem com as mesmas condições. Segundo o professor Paulo Roberto Lagos, um dos coordenadores da equipe, o sistema de aerodinâmica e o propulsor desenvolvido pelos estudantes foram os diferenciais que garantiram o primeiro lugar na competição.
 
“Foi o fator determinante, pois todas as equipes tinham o mesmo projeto”, contou. “No entanto, o principal legado da competição foi o compromisso dos nossos estudantes em compartilhar esse conhecimento com os colegas que competiram e com outras escolas para que o nível da competição avance cada vez mais”, disse Lagos.
 
A competição reuniu 230 equipes de todo o país. Para participar da Jornada, os foguetes desenvolvidos pelos estudantes tiveram que alcançar a marca de 120 metros.
 
INCENTIVO – Para o estudante Edson Antônio Ribeiro dos Santos, 18 anos, 3° do Ensino Médio, a marca alcançada pela equipe serve como incentivo para que outros estudantes se interessem pela astronomia. “O setor aeroespacial é muito importante, mas pouco divulgado, por isso é necessário despertar o interesse de outros alunos do ensino básico e superior para fortalecer o desenvolvimento tecnológico do país”, disse.
 
A equipe Ciências Especiais Equipo Longe Lateqve é formada por três estudantes do 2° e 3° ano do Ensino Médio Edson Antônio Ribeiro dos Santos, Paula Heloise Motta e Bruno Cauã Lunardon, além dos professores Paulo Roberto Lagos, José Manuel Luís da Silva e Amauri José da Luz Pereira.
 
 

GALERIA DE IMAGENS