Caingangues ressaltam a educação e a paz no campo 22/10/2013 - 08:50

O governador Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (21), no Palácio Iguaçu, um grupo de caingangues da aldeia Apucaraninha, localizada próximo de Londrina e do rio Tibagi, no Norte do Estado. Foi a primeira visita dos indígenas à sede do governo estadual e eles ressaltaram as melhorias feitas na comunidade, em especial na área da educação.

“A educação está bem avançada na aldeia. O governo está trabalhando sério, a gente tem uma escola”, disse Ivan Bribis Rodrigues, que representou a aldeia na audiência. Ele agradeceu ao governador pelo apoio à aldeia e ressaltou a paz no campo nos últimos anos no Paraná.

Com cerca de 1.700 pessoas, das quais 70% crianças e adolescentes, a aldeia ganhou a Escola Estadual Benedito Rokág, para 600 alunos do ensino fundamental e médio. A escola, que começou a funcionar neste ano, possui seis salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, salas administrativas. A escola é adaptada para deficientes e possui, também, pátio coberto. A diretora é da própria comunidade.

“Educação é um direito de todos e prioridade total no nosso governo”, afirmou o governador Beto Richa. O governador ressaltou que na Secretaria Estadual da Educação há uma coordenação específica para tratar de projetos educacionais para povos minoritários, como os indígenas.

ESCOLAS E PROFESSORES - Richa lembrou que a escola está entre as 11 entregues pelo Estado nos últimos dois anos e meio. Outras duas devem ser entregues até o final deste ano – em Inácio Martins, na região Centro-Sul, e na ilha da Cotinga, no Litoral. “Esse governo foi o que mais fez escolas em aldeias indígenas. Hoje também temos professores indígenas formados que dão aulas”, destacou o secretário Hamilton Seriguelli.

O número de atendimento a alunos indígenas no Paraná aumentou. Em 2011, a rede estadual tinha 3.674 alunos matriculados. Neste ano são quase 4.500 estudantes, de 35 comunidades de várias regiões do estado. O aumento é resultado direto dos investimentos na construção de novas escolas e na formação dos professores bilíngues em caingangue e guarani.

Agência de Notícias do Paraná

GALERIA DE IMAGENS