Campo Magro recebe nova unidade escolar 29/09/2010 - 18:27

A comunidade escolar do município de Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba, recebeu oficialmente a nova unidade do Colégio Estadual Nossa Senhora Conceição. A entrega foi feita nesta terça-feira (29), pela secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde. O investimento de mais de R$ 1,4 milhão atende a cerca de 350 estudantes dos ensinos médio e fundamental que já ocupam o espaço há 2 anos.
“Estamos entregando este prédio porque acreditamos que a educação é um direito de todas as pessoas e o Governo do Paraná tem trabalhado para garantir este direito”, ressaltou a secretária ao lembrar que apenas o prédio não garante a qualidade de ensino. “É preciso investir em professores e funcionários, em material didático, merenda escolar, ônibus escolar, ter parcerias com os municípios, enfim, realizar uma gestão comprometida para se conseguir uma qualidade de ensino”, completou.
O colégio é considerado uma escola do campo e a secretária explicou o papel do Estado em garantir uma educação de qualidade a todos os paranaenses. “Antigamente, quem morava no campo, não tinha direito a uma escola deste porte. No máximo, era uma salinha com quadro e giz e, caso quisessem avançar nos estudos, teriam que ir à cidade”. No entanto, essa realidade mudou no Paraná, segundo Yvelise. “Este governo acredita que a educação não deve ser um privilégio para ricos ou para quem mora nas cidades, mas de todos os paranaenses, que devem ter acesso e às escolas e incentivos para nelas permanecer até a conclusão de seus estudos”.
Yvelise também lembrou que o prédio é um bem público e que deve ser cuidado por todos que se beneficiam dele. “Recebam este colégio com o mesmo carinho que foi construído, cada um é responsável por zelar por este patrimônio e de usá-lo para obter sucesso na sua vida escolar”, concluiu.
Adilson Gavelik, diretor interino da escola, disse que o novo colégio oportunizou uma melhoria para a região e, principalmente, para os estudantes. “Esta obra é importante porque os alunos tinham que se deslocar até 30 quilômetros para estudar na cidade ou em outros municípios”. O novo prédio permitiu, também, que os alunos tivessem contato com as tecnologias de informação e de comunicação, graças ao laboratório de informática.
A diretora Lozangela Machado de Morais Calado está em licença para participar do Programa Desenvolvimento Educacional (PDE). Ela chegou à escola em 2005 e entendeu que a mudança só seria possível pela união das pessoas da comunidade. “Eu tinha a ousadia, mas somente com alunos, professores, funcionários, pais, associações de moradores, sindicatos rurais conseguimos as melhorias da educação para a região”. Esse respeito e o diálogo aberto com a comunidade permitiu que os índices de evasão, abandono e repetência da escola diminuíssem.
Janaína Pianarco, estudante do 2º ano do ensino médio, veio de Curitiba há cerca de dois anos. “Este colégio não perde em nada em relação à estrutura de outros colégios da Capital e percebo que os alunos têm um cuidado muito grande para mantê-lo conservado”. Ela ainda comentou que se sente valorizada por ter um colégio que oferece inúmeras atividades que envolvem os alunos e a comunidade. A sua colega de turma, Caciana Freitas, ao elogiar a infraestrutura da nova escola, falou sobre os seus planos futuros. “Pretendo conseguir muita coisa, principalmente com o que estou aprendo nesta escola, e minha vontade é contribuir com a região e com a cidade de Campo Magro”, afirmou.
Sérgio Antônio de Ávila, presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), avaliou que a nova estrutura é um benefício que para a comunidade. “É uma estrutura que tem uma qualidade não apenas física, mas também há uma qualidade nas pessoas que trabalham e que participam do dia a dia da escola”.
A nova unidade conta com área total de 4 mil metros quadrados, sendo cerca de 2,5 mil metros quadrados de área construída. São 10 salas de aula, biblioteca, laboratórios de química, física, biologia, informática, pátio coberto, sala da equipe pedagógica, do diretor, de professores, de documentação, secretaria, recepção, cozinha, refeitório, banheiros e uma quadra coberta e casa do zelador. O colégio possui rampas de acessibilidade e sanitários adaptados para pessoas com necessidades especiais.
Estiveram presentes no evento, além das pessoas da comunidade escolar, representantes de movimentos sociais, religiosos, vereadores, autoridades municipais, o prefeito de Campo Magro, José Antonio Pase, e a chefe do Departamento de Educação Básica da SEED, Maria de Fátima Navarro Lins Paul.