Casa Familiar Rural envolve comunidade em evento festivo 12/06/2012 - 11:13

A Casa Familiar Rural de Pitanga Vitor Mariano Castro promoveu no início do mês a “Festa do Porco no Tacho”. A festividade contou com a participação conjunta de alunos, professores e a comunidade. Além do almoço, o público conferiu manifestações culturais realizadas pelos próprios alunos.

Durante a festividade, houve uma grande participação de todos da Casa e da comunidade Borboleta, onde está inserida a instituição de ensino. “Os pais dos alunos, e os professores trabalharam ativamente”, comentou a pedagoga Zilda Moreira Krupek, do Colégio Estadual Antônio Dorigon e que atende também a casa familiar.

O evento também serviu para arrecadar fundos para melhorias das dependências da casa. “Com esse dinheiro colocaremos telas de proteção em todas as janelas para evitar a entrada de roedores e insetos. Instalaremos os bebedouros e ventiladores que ganhamos do CMDCA (Conselho Municipal Dos direitos da Criança e Adolescente)”, explicou a coordenador Marcelo Crivelli.

Os professores que lecionam na Casa familiar são do Estado. Os coordenadores são definidos pela Arcafar (Associação Regional das Casas Familiares). A proposta pedagógica utilizada pela casa é uma alternância: as aulas possuem uma grade curricular padrão, mas a presença dos alunos segue uma outra seqüência. Uma semana os alunos têm aulas na casa familiar. Na outras eles estudam em suas casas, aplicando também, projetos que deverão ser mostrados nas próximas aulas presenciais.

A CFR de Pitanga conta hoje com mais de 50 jovens distribuídos nos três anos do curso Técnico em Administração Rural. O coordenador da Casa, os professores e toda a equipe, dão assistência e incentivo para o fortalecimento da AF (Agricultura Familiar) na propriedade dos jovens agricultores, e dessa forma favorecer a permanência deles no campo, com condições que permitam desenvolvimento social, financeiro e de qualidade de vida.

GALERIA DE IMAGENS