Cerimônia marca fundação do Grupo de Escoteiros Zilda Arns 21/10/2011 - 09:40

Secretário participa da fundação do primeiro grupo de escotismo de uma escola estadual.

Foto: José Fernando Ogura

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou nesta quinta-feira (20) da cerimônia de fundação do Grupo de Escoteiros Zilda Arns, no Colégio Estadual Manoel Ribas, em Curitiba. O colégio é o primeiro do Estado a participar do Programa Escotismo na Escola, desenvolvido em parceria com a regional Paraná da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e que prevê a implantação gradativa de grupos de escotismo em escolas estaduais.

Durante a cerimônia, Arns parabenizou os estudantes pela fundação do grupo. “O que está acontecendo aqui hoje é o que queremos que aconteça no maior número possível de escolas no Paraná. O Manoel Ribas está sendo uma referência para o Estado com a implantação da educação integral e espero que esse programa seja mais um motivo para que a escola continue sendo exemplo para o Paraná”, afirmou.

O presidente da regional Paraná da UEB, Paulo Salamuni, defendeu a inserção dos princípios do movimento escoteiro no ambiente escolar. “Este é um dia histórico para os escoteiros, pois damos início à propagação da filosofia escoteira na rede estadual de ensino. E, como uma semente, esperamos que ela se espalhe por todo o Brasil”, disse.

O Grupo de Escoteiros Zilda Arns é formado por 24 alunos da 6ª série do ensino fundamental. Durante o evento quatro jovens fizeram a promessa escoteira. A partir de agora cada um terá a responsabilidade de monitorar uma das quatro patrulhas do grupo e ajudar seus colegas a vencerem as etapas para também obterem o título de escoteiro.

Sônia Alessandra Domingues, uma das novas escoteiras, disse estar muito contente por ter sido escolhida como monitora de uma patrulha. “Sinto que isso vai ser muito importante para o meu futuro”, avaliou. A mãe da Jovem, Rosa Domingues, mostrou-se muito emocionada. “Tudo está acontecendo tão de repente, que eu nem sei explicar. Mas, sem dúvida nenhuma, será uma boa experiência para ela”, ressaltou.

BIBLIOTECA – Flávio Arns aproveitou a visita à Vila Torres para conhecer a biblioteca montada com livros encontrados no lixo por catadores de papel pela Associação Jovem Cidadão de Mãos Dadas com Você. De acordo com Carlos Roberto Teles, presidente da associação, a biblioteca, que possui hoje cerca de 11 mil livros, oferece de segunda à sexta-feira espaço de leitura e pesquisa para a comunidade e aos sábados contação de histórias para as crianças.

GALERIA DE IMAGENS