Cerimônia premia vencedores de concurso literário 10/12/2013 - 13:04
Os estudantes das escolas estaduais vencedores do concurso literário “A Arte de contar e poetizar o pão" participaram nessa segunda-feira (10), em Curitiba, da cerimônia de premiação prestigiada pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns. O concurso é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep).
O objetivo é incentivar os alunos a pesquisar e produzir textos que expressem sua capacidade artística e literária, tendo como o tema o pão. “Sempre é muito importante termos textos em função de áreas que façam sentido no dia a dia para crianças e jovens. E o pão, todo mundo gosta, compartilha, traz memórias interessantes e bonitas. Isso tudo pode ir para um texto muito bem produzido”, ressaltou Arns.
Ele ainda comentou que concursos como esse são importantes nas escolas para estimular nos alunos a pesquisa e enfatizar o uso da língua portuguesa em todos os seus aspectos – o que vai contribuir para o futuro dos estudantes.
O concurso ainda tem como proposta possibilitar a reflexão sobre a importância social, econômica e cultural do pão. “O Sindicato sempre viu o pão com um lado cultural, além da saúde. O concurso foi muito bem recebido peãs escolas e leva cultura e conhecimento, faz o aluno pesquisar sobre a cultura do trigo e os vários benefícios”, explicou o presidente do sindicato, Vilson Felipe Borgmann.
Ele ainda comentou sobre a importância do pão na alimentação das pessoas. “ Há também o lado da alimentação, desmistificando o pão, que não é um vilão na saúde, mas uma fonte de carboidrato”, ressaltou Borgmann. Os paranaenses consomem 44 quilos de pão per capita por ano. Dez quilos a mais que a média nacional.
Participaram do concurso alunos do 6º ao 9º anos, regularmente matriculados nas escolas da rede estadual de ensino. Os alunos do Nível I (6º e 7º anos) produziram textos em poesia. Já os estudantes do Nível II (8º e 9º anos) escreveram contos. Os participantes abordaram o pão como tema de suas produções textuais.
Arthur Cechele dos Santos, 12 anos, aluno do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Dom Pedro I, em Pitanga, já pensa m seu futuro. “Resolvi participa porque preciso de certificados para minha carreira de professor, quere ter um bom desempenho nesse ramo. Fico feliz porque, de certa forma, ganho uns créditos”, falou. Ele também lembrou que o concurso proporcionou para ele conhecer novas pessoas e outros lugares.
A aluna do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Trajano Grácia, em Irati, Márcia Daniela Pianaro Valenga, 12 anos, participou do concurso com uma curiosidade. “Sempre gostei de escrever, e vi no concurso uma forma de saber como era meu nível de aprendizagem nesse gênero textual (conto)”, disse a aluna que estava muito feliz com a premiação – ela ficou em primeiro lugar na categoria conto.
Para os familiares, a premiação é uma recompensa pelo esforço dos alunos nos estudos. “Sinto muito orgulho, porque ela é uma menina muito esforçada, adora ler e escrever. Tudo isso é uma recompensa pelo que ela faz no dia a dia”, disse a mãe da aluna premiada, Márcia Aparecida Valenga.
O concurso também é importante para o trabalho do professor. “É um incentivo muito grande, vai valorizar ainda mais o nosso trabalho com o nosso aluno que vai ficar mais interessado em participar, produzir melhor o que já faz em sala de aula”, comentou a professora Maria Aparecida Loureiro, do Colégio Estadual de Paranavaí, em Paranavaí.
Os trabalhos vencedores foram selecionados por uma comissão julgadora formada por professores, pedagogos e um representante da comunidade vinculado à área literária. A originalidade, ineditismo e criatividade foram critérios de seleção.
Para os dois níveis, a premiação foi de um notebook para cada um dos primeiros lugares; e um tablet para os alunos que ficaram em segundo e terceiro lugares.
Os premiados na categoria poesia:
1º lugar: “Pão repartido”, de Larissa Giovanna Marques, do Colégio Estadual Polivalente de Goioerê, em Goioerê.
2º lugar: “De geração em geração, ninguém vive sem o pão”, de Liriane Evers dos Santos, do Colégio Estadual do Campo Terra Boa, em Campina Grande do Sul.
3º lugar: “Eta pão bom!”, de Arthur Cechele dos Santos, do Colégio Estadual Dom Pedro I, em Pitanga.
No conto:
1º lugar: “O pão nosso de cada dia”, de Marcia Daniela Pianaro Valenga, do Colégio Estadual Trajano Grácia, em Irati.
2º lugar: “A recompensa de compartilhar o pão”, de Thassya Thaynara Krauczuk, do Colégio Estadual de Paranavaí, em Paranavaí.
3º lugar: “Um sonho de pão”, de Priscila Loch, do Colégio Estadual Dom Pedro I, em Pitanga.