Ciclo de Palestras abre o Encontro dos Diretores da Rede Estadual de Ensino 25/03/2009 - 18:55

A abertura do ciclo de palestras do Encontro dos Diretores da Rede Estadual de Ensino do Paraná, que acontece em Foz do Iguaçu até sexta-feira (27), teve a presença do vice-governador Orlando Pessuti que, junto com a equipe da Secretaria de Estado da Educação, diretores de departamentos e chefes dos Núcleos Regionais de Educação, assistiu a exposição da secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, sobre as Políticas Públicas da Secretaria para 2009 e 2010.
O encontro terá apresentação de palestras, oficinas e seminários, sempre com a presença de técnicos da Secretária da Educação, professores da Universidade Federal do Paraná e especialistas da área.
O vice-governador aproveitou a oportunidade para parabenizar novamente os diretores pela posse dada nesta terça-feira (24). “Nosso Estado só acontece do jeito que acontece porque em cada lugar tem gente fazendo acontecer, e vocês, professores, são o pulsar do Estado, vamos continuar fazendo pulsar o Paraná”, disse Pessuti.
Falando sobre políticas públicas e gestão democrática, a secretária Yvelise ressaltou a importância de aprofundar as bases e fundamentos teóricos que sustentam a prática, sempre em forma dialética. “Sou professora como vocês, sou educadora com muito orgulho, portanto falo na horizontal com vocês, me coloco ao lado de vocês, e como educadores sempre temos algo para aprender”, afirmou. “Não é fácil ser diretor de escola. O primeiro grande desafio é acreditar e lutar pela Educação como direito de todos, afinal está na Constituição. Depois precisamos pensar em uma escola inclusiva, desafio que nos faz rever nossos conceitos, nossa visão de mundo”, acrescentou Yvelise.
Seguindo o ciclo de palestras, os diretores participaram de uma conferência com o professor doutor Gaudêncio Frigotto. Filósofo e pedagogo, autores de vários livros, ele falou sobre a gestão da escola básica, trabalho e direito social e subjetivo ao conhecimento. “Eu concordo com a secretária que o investimento que é feito aqui é pequeno, pelo significado, porque aqui você tem exatamente a idéia de que para ter uma gestão democrática e garantir o conhecimento como direito social e subjetivo, você começa pela base, que é como se organiza o chão da escola, ou seja pelos diretores”, disse.
Segundo Frigotto, são três os argumentos necessários para uma gestão democrática. Primeiro a importância política, segundo a questão organizativa, técnica e também de conhecimento, e em terceiro a oportunidade de criar uma unidade no diverso. “Nós não podemos ter vários sistemas educacionais, mas ao mesmo tempo temos que trabalhar na diversidade que são as escolas pequenas, escolas com comunidades diferenciadas. Então eu acho primeiramente que isso é um dever, mas poucos o cumprem, e o Estado do Paraná cumpre seu dever”, concluiu.
Continuando o ciclo de palestras, o professor doutor Ângelo Ricardo de Souza, da Universidade Federal fez uma sessão inaugural do curso de formação continuada à distância, que será direcionado a todos os diretores da rede pública de ensino no decorrer do ano. “Sei que o Estado no limite de suas possibilidades está tentando fazer o que pode para garantir com que a escola pública paranaense tenha saltos de qualidade”, disse. “Estou feliz em ver esse esforço do Estado, em ver o reconhecimento dessa necessidade que o estado percebeu em encampar o curso, este curso foi formatado com muito carinho pela UFPR e pelo Centro Integrado de Formação de Professores, fazendo as devidas adaptações do material para a realidade da rede estadual do Paraná foi possível iniciar esse trabalho”, completou.
Encerrando o ciclo de palestras do primeiro dia de capacitação dos diretores da rede estadual de ensino, o professor Marcos Cantini, da Coordenação de Apoio ao Uso das Tecnologias, fez a apresentação aos professores da ferramenta Moodle, que é um software livre, de apoio à aprendizagem.