Ciclo de formação para Prova Brasil termina em Curitiba 24/09/2011 - 08:00

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Educação Básica (DEB), encerra nessa quinta-feira (22), em Curitiba, os encontros de formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática para a Prova Brasil. As oficinas aconteceram de forma descentralizada em 5 polos paranaenses, nas cidades de Londrina, Guarapuava, Cascavel, Maringá e Curitiba.

Neste segundo semestre, a secretaria intensificou as ações voltadas à discussão e à compreensão do significado destas avaliações externas tanto para a escola quanto para a definição de políticas públicas. “Os encontros fazem com que os professores percebam que essa não é uma demanda a mais para as escolas, mas que a Prova Brasil avalia conteúdos que já são trabalhados pelos professores. Nesse sentido, as oficinas têm a intenção de mostrar esta relação com as Diretrizes Curriculares Estaduais, e também trabalhar encaminhamentos específicos sobre a leitura e resolução de problemas”, destaca Maria Cristina Theobald, chefe do Departamento de Educação Básica (DEB).

Os encontros realizam debates sobre os conteúdos avaliados nas provas, promovem o entendimento da metodologia de formulação dos itens (identificando o conteúdo avaliado em cada questão), trabalham metodologias específicas de leitura e resolução de problemas e promovem o entendimento dos resultados. Isso permite situar a escola no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.

Para o professor de Língua Portuguesa Vanderlei Zem, do Colégio Estadual Iria Borges de Macedo, em Campo Magro as oficinas estão sendo esclarecedoras. “Com esta formação sabemos os reais objetivos da Prova Brasil, as técnicas e teorias que envolvem todo o processo. O professor se sente mais seguro para trabalhar com os alunos de acordo com a realidade da escola”, disse.

Os Núcleos Regionais de Educação (NRE) organizarão o repasse dos conteúdos desta formação para os demais professores das oitavas séries destas disciplinas.

PROVA BRASIL - Este ano a Prova Brasil será realizada entre os dias 07 e 18 de novembro. Ela será nominal e com código de barras, e todas as escolas receberão uma reserva técnica para casos em que há mudança de matrícula. O Paraná realizará a prova nos 399 municípios, contemplando 4.683 escolas da rede estadual e municipal de educação e 387.925 alunos serão avaliados.

A cada dois anos a Prova Brasil realiza uma avaliação em larga escala do rendimento escolar, permitindo que professores e diretores analisem o desempenho da escola em que atuam. Os estudantes respondem questões de matemática (resolução de problemas) e língua portuguesa (leitura), além do questionário socioeconômico, para verificar informações que possam estar associados ao desempenho. Os resultados mensurados contribuem para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios e escolas.

O colégio deve estimular seus alunos, se organizar internamente para a prova e articular a comunicação entre equipe pedagógica e diretiva. Como não há prova adaptada, os colégios que tiverem alunos com necessidades especiais devem encaminhar ao Núcleo Regional uma solicitação para atender estas especificidades.

Cabe à secretaria acompanhar e supervisionar a aplicação da prova, além de elaborar o material de divulgação dos resultados. “A SEED oferece os recursos, mas quem está à frente é o professor, que auxilia os alunos para atingirem as metas”, pontua Katya Aparecida de Carvalho Prust, equipe de Coordenação de Planejamento e Avaliação (CPA) do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (DPPE) da secretaria.