Cinco estudantes do Paraná são finalistas na 6ª Olímpiada de Língua Portuguesa 16/12/2019 - 16:20
Aconteceu na última semana, em São Paulo, a cerimônia final da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso realizado para alunos do 5º ao 9º do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio. Cinco alunos de colégios estaduais do Paraná ficaram entre os finalistas, e a estudante Fernanda de Souza Fagundes, do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Francos, em Rebouças (Centro-Sul), foi uma das quatro campeãs da categoria Artigo de Opinião, com o texto intitulado “O pão nosso de cada dia pode estar envenenado”.
Os textos premiados foram selecionados entre os mais de 171 mil inscritos em 2019. Na final, receberam a medalha de ouro as quatro melhores produções de cada categoria: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião.
Como representantes do Estado do Paraná, na categoria Crônica, marcaram presença como finalistas os estudantes Kaike Ruan Machado do Carmo (orientado pela professora Luci Noeli Schroeder, do Colégio Estadual Pedro I, da cidade de Pitanga), com o texto "O dono do pedaço"; e Emeli Vichinieski Wieczorkoski (orientada pela professora Carla Micheli Carraro, do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Marmeleiros, da cidade de Rebouças), com o texto “Um raminho de arruda e um rosário na mão”.
E na categoria Memórias Literárias os textos “Para lá daquele mata-burro…”, da aluna Héwilli Gonçalves Ferraz (orientada pela professora Carla Micheli Carraro, também do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Marmeleiros, da cidade de Rebouças); e “Tricotando lembranças”, da aluna Bruna Cristina Moretto (orientada pela professora Andrea Maria Ziegemann Portelinha, do Colégio Estadual Dom Pedro I, da cidade de Pitanga).
A OLIMPÍADA - A OLP é uma das ações do Programa Escrevendo o Futuro - uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o canal Futura. O programa contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o País.
Alunos, professores e convidados participaram da premiação, em que foram entregues as medalhas de ouro para os vencedores de cada categoria. O evento também contou com apresentações dos cantores Lenine e Liniker, além da participação da grande homenageada desta edição, a escritora Conceição Evaristo.