Colégio São Paulo Apóstolo investe em atividades criativas para engajar os alunos dentro e fora da sala de aula
20/09/2019 - 10:00
O Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, no bairro Uberaba, em Curitiba, dá um show de cidadania. Todos os anos, os professores diversificam as práticas em sala de aula, com abordagens inovadoras do conteúdo e atividades extracurriculares voltadas para ações sociais. Essa foi a forma que o colégio encontrou de aproximar a comunidade da escola, ensinar aos alunos valores como empatia e solidariedade e envolver também os pais dos alunos.
CRIATIVIDADE – Outro projeto que conquistou os alunos foi o do professor Lucas Costa, também de Língua Portuguesa, desenvolvido com os alunos dos sextos anos do Ensino Fundamental: a criação de contos de fadas e a produção de material audiovisual dessas histórias.
“Os alunos tiveram grande oportunidade de trabalharem os grupos e de dar suas contribuições para um produto coerente e inteligível. O trabalho em equipe extraído do cinema consegue gerar neles uma grande noção de responsabilidade e comprometimento, além de liderança e altruísmo para a construção do material”, concluiu o professor.
A professora de Língua Portuguesa Solange Amaral, por exemplo, realiza projetos sociais na escola há cinco anos. Nesse ano, ela envolveu os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para criar uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal para o Asilo São Vicente de Paula. Os estudantes vestiram a camisa com tanto comprometimento que, com a arrecadação, foram montados 150 kits, o que permitiu ajudar mais duas instituições.
Ações assim, explicou Solange, promovem o contato dos estudantes com realidades diferentes das suas e os ajudam a entenderem a importância desses atos para a vida das outras pessoas.
“Foram duas semanas de trabalho incluindo três etapas: a preparação das estórias, que deviam seguir a estrutura básica dos contos de fadas; depois os alunos que adaptaram esses contos para a versão em quadrinhos e, por último, os alunos fizeram uma animação de dois minutos, utilizando técnicas de stop motion, recontando os contos de fadas, mas com linguagem midiática”, contou Lucas.
Segundo o professor, o objetivo do trabalho era proporcionar aos alunos uma prática em gêneros textuais ficcionais, fazendo-os pensar a estrutura de cada gênero e entendendo a importância da construção da linguagem textual versus a imagem.