Colégio comemora Dia da Consciência Negra 30/11/2011 - 16:10

Colégio comemora Dia da Consciência Negra

 

Foto: Divulgação


Alunos e profissionais da educação do Colégio Estadual Lamenha Lins, em Curitiba, estiveram reunidos, no último sábado (26), na Praça Zumbi dos Palmares para comemorar o Dia da Consciência Negra. Na ocasião, houve apresentação de capoeira dos alunos do Colégio Estadual Manoel Ribas e do grupo de balé do Conselho Mediúnico do Brasil (Cebras), além de diferentes atividades de música, dança e mostra de trabalhos da cultura afro-brasileira.

O diretor auxiliar Valmir Azevedo explicou que há um mês os professores vinham trabalhando as temáticas etnicorraciais com os alunos. “Eles pesquisaram, discutiram, ensaiaram danças, criaram cartazes, painéis e máscaras com temáticas africanas. O encerramento desse trabalho foi apresentado na praça Zumbi dos Palmares”, comentou. O local foi escolhido porque há um memorial composto por elementos que permitem ao visitante conhecer um pouco da cultura e da história de cada uma das 54 nações africanas, com o intuito de promover a inclusão e a igualdade racial.

Segundo a professora de Química Zecliz Stadler, integrante da equipe multidisciplinar, o evento permite uma aproximação com a comunidade escolar. “É uma oportunidade de divulgar à comunidade a criatividade, o conhecimento e a capacidade dos alunos em trabalhar com as diferenças etnicorraciais, não só na teoria, mas as incorporando em suas relações sociais”.

Para a aluna Stephanie Hannah de Carvalho, do 1º ano técnico em Secretariado, o evento é uma forma de lembrar a sociedade sobre a cultura negra. “Precisamos compreender que todos somos iguais, independente de cor ou raça. E também é bom para que os alunos adquiram mais conhecimento sobre a influência dos negros no Brasil”.

O evento foi idealizado pela equipe multidisciplinar para educação das relações etnicorraciais do colégio e pelo Serviço Social da Indústria (SESI). A equipe multidisciplinar é composta por profissionais da educação que desenvolvem atividades diversificadas para implementar a Lei nº 10.639 e valorizar a cultura Afro-brasileira e Indígena, bem como combater o racismo.

 

GALERIA DE IMAGENS