Colégio de Curitiba participa do Projeto Escola Brasil 03/10/2011 - 16:30
O Colégio Estadual Manoel Ribas, em Curitiba, que participa do Projeto Escola Brasil (PEB), realizou, nesse sábado (1º), uma reunião com toda comunidade escolar para conhecer as práticas pedagógicas e de gestão escolar. Na ocasião, pais e alunos puderam opinar sobre possíveis ações para a melhoria do ensino.
O Projeto é mantido pela organização não governamental Instituto Escola Brasil e, por meio de parcerias com escolas e participação de voluntários em todo o país, visa contribuir para a melhoria da qualidade na educação oferecida pela escola pública de ensino básico. As ações desenvolvidas estão relacionadas com a gestão, projeto pedagógico e infraestrutura da escola. A intenção dessas ações é estimular constantemente o desejo de aprender dos alunos e fortalecer a comunidade escolar.
Antes da reunião, os pais foram recepcionados com um café da manhã e, em seguida, divididos em três grupos. Ao todo, foram trabalhados sete eixos temáticos, para cada um deles, foram discutidas seis questões, das quais os participantes opinavam. Tendo em vista as dimensões e os eixos temáticos, os voluntários podem desenvolver projetos em parceria com a escola, realizar programas de aplicação e de formação de educadores. Além disso, para executar o planejamento, podem atuar na captação de recursos.
Enquanto as crianças participavam de diversas oficinas recreativas, pais e alunos de 5ª a 8ª série tiveram a oportunidade de participar da “Chuva de ideias”, termo utilizado para o momento de sugestões de . Para a pedagoga Luciana Menezes Cordeiro, o posicionamento dos pais é fundamental para o bom andamento do trabalho desenvolvido pela equipe escolar. “Ao serem ouvidos, os pais sentem-se valorizados e motivados a participarem da vida estudantil dos filhos”, ressaltou.
Para David Amorim da Silva, aluno da 8ª série, essa parceria entre a escola e a comunidade deve ser constante. “A reunião foi muito importante para apontar problemas e tentar buscar algumas soluções para melhorar o colégio e os índices de qualidade de educação”, disse.
O Projeto é mantido pela organização não governamental Instituto Escola Brasil e, por meio de parcerias com escolas e participação de voluntários em todo o país, visa contribuir para a melhoria da qualidade na educação oferecida pela escola pública de ensino básico. As ações desenvolvidas estão relacionadas com a gestão, projeto pedagógico e infraestrutura da escola. A intenção dessas ações é estimular constantemente o desejo de aprender dos alunos e fortalecer a comunidade escolar.
Antes da reunião, os pais foram recepcionados com um café da manhã e, em seguida, divididos em três grupos. Ao todo, foram trabalhados sete eixos temáticos, para cada um deles, foram discutidas seis questões, das quais os participantes opinavam. Tendo em vista as dimensões e os eixos temáticos, os voluntários podem desenvolver projetos em parceria com a escola, realizar programas de aplicação e de formação de educadores. Além disso, para executar o planejamento, podem atuar na captação de recursos.
Enquanto as crianças participavam de diversas oficinas recreativas, pais e alunos de 5ª a 8ª série tiveram a oportunidade de participar da “Chuva de ideias”, termo utilizado para o momento de sugestões de . Para a pedagoga Luciana Menezes Cordeiro, o posicionamento dos pais é fundamental para o bom andamento do trabalho desenvolvido pela equipe escolar. “Ao serem ouvidos, os pais sentem-se valorizados e motivados a participarem da vida estudantil dos filhos”, ressaltou.
Para David Amorim da Silva, aluno da 8ª série, essa parceria entre a escola e a comunidade deve ser constante. “A reunião foi muito importante para apontar problemas e tentar buscar algumas soluções para melhorar o colégio e os índices de qualidade de educação”, disse.