Colégio de Toledo é finalista em prêmio de educação 09/09/2014 - 13:20
O Colégio Estadual Novo Horizonte, em Toledo, está entre os dez finalistas da 14ª edição do Prêmio Escola Voluntária, com o Projeto Comunidade Aprendente Sanga Cerro Corá, que envolve alunos e comunidade para preservar a Sanga Cerro Corá, localizada próxima à escola.
A ação, que é desenvolvida desde 2005 e faz parte do Projeto Político-pedagógico da escola, objetiva estimular a participação ativa dos educandos para conscientização ambiental da comunidade a fim de preservar a sanga e melhorar a qualidade de vida local.
De acordo com Sadi Nunes da Rosa, diretor do colégio, mais de dez toneladas de lixo foram recolhidos no ano passado. “Temos de conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação da sanga e promover a mudança de atitude dos moradores da região a não mais jogarem lixo ali. Todos nós temos de nos responsabilizarmos pela preservação da área”, comentou.
“A sanga é uma área de preservação permanente. Infelizmente, apesar de todo trabalho desenvolvido, a comunidade não contribui com a preservação do local”, apontou Marilene Galdino Camilo, coordenadora do projeto.
Marilene explicou que o projeto conta com o apoio de empresas parceiras e são desenvolvidas várias atividades internas e externas: palestras, panfletagem, concursos culturais e mutirão de limpeza que envolvem alunos, familiares e moradores das imediações da Sanga Cerro Corá.
“O projeto visa à sensibilização da comunidade e uma mudança de atitude em relação ao meio ambiente. Estamos conscientizando os alunos e cobrando a responsabilidade das autoridades. A sanga é uma ‘veia’ da Terra. Temos de pensar globalmente”, explicou Marilene.
Segundo o aluno Henrique Roberto Nittelstaedt, a convivência com o meio ambiente deve ser harmoniosa. “Se o tratarmos como nada, nos reduziremos a nada. Daí a importância da conscientização”, afirmou. A aluna Ariane Cavalheiro Oliveira também vê o projeto como importante para evitar a poluição da água pelo lixo depositado na sanga.
Neste mês, as escolas selecionadas receberão orientações para produzir uma reportagem de rádio sobre o projeto desenvolvido, que será veiculada, em novembro, na Rádio Bandeirantes. As reportagens produzidas serão julgadas por uma comissão que irá selecionar os melhores trabalhos. Os projetos vencedores serão divulgados em 25 de novembro e as escolas receberão uma premiação em dinheiro para investir no projeto.
O Prêmio tem como objetivo incentivar e reconhecer instituições de ensino, públicas e privadas, responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio.