Colégio estadual de Cianorte recebe Prêmio Victor Civita 27/08/2013 - 16:42
O Colégio Estadual Iglea Grollmann, em Cianorte, ganhou destaque nacional com o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, o mais importante prêmio de educação da América Latina. A premiação foi um reconhecimento ao trabalho de inclusão de alunos com transtornos globais do desenvolvimento.
O colégio, que ficou entre os 20 melhores do Brasil, em um universo de mais de três mil inscritos, mostrou as ações desenvolvidas com uma aluna que necessita de acompanhamento especializado. “A inclusão da aluna com transtorno é um desafio para professores e toda a equipe. O acompanhamento foi fundamental para a interação com os colegas e funcionários”, disse a diretora Sílvia Rodrigues.
Ela explicou ser necessário o envolvimento de toda equipe multidisciplinar para assegurar o direito da aluna à inclusão. “Os bons resultados dependem de um entrelaçamento entre as ações no ambiente escolar, com a família, Conselho Tutelar, Núcleo de Educação, psicólogos e psiquiatras”, observou Sílvia.
A aluna, que recebe acompanhamento contínuo da especialista em educação especial Ana Floripes, conseguiu melhorar o relacionamento no ambiente escolar, o convívio familiar e mudar significativamente o desempenho em seu aprendizado. A Secretaria de Estado da Educação conta com um serviço de acompanhamento a alunos com transtornos Globais do desenvolvimento, denominado Professor de Apoio Educacional Especializado.
PRÊMIO - Criado em 1998, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é a principal iniciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso.