Colégios estaduais participam de projeto sobre democracia e eleições da Escola Judiciária Eleitoral 30/06/2021 - 16:19

Nove colégios estaduais do Paraná começaram a participar neste mês de junho do Projeto Você e o Voto #MeContaAí, da Escola Judiciária Eleitoral. A iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tem como objetivo levar informações e reflexão aos estudantes sobre conceitos como democracia, cidadania, organização dos Poderes da República, a importância do voto e as eleições.

Além de um conteúdo básico do projeto para ser trabalhado pelas escolas através do Google Classroom, a Escola Judiciária também promove lives com membros e servidores da Justiça Eleitoral pelo canal da corte no YouTube. A primeira delas aconteceu na semana passada, com o tema “Democracia e Cidadania”, com audiência de quase 500 estudantes e professores. Outras duas estão programadas: uma sobre a segurança das urnas eletrônicas, no dia 21/07, e outra sobre as etapas do processo eleitoral, em data a ser definida.

Um dos colégios participantes é o Ceep (Centro Estadual de Educação Profissional) Cianorte, que tem 70 alunos do curso técnico de Vestuário Integrado envolvidos no projeto. “Notamos que o interesse pela política por eles era baixo, mas gostando do tema ou não, ele se faz presente na nossa vida", diz a coordenadora do curso, Luciana Cristina de Lima, que já nota uma maior conscientização desse papel cidadão após o início das atividades.

A abordagem do projeto se dá de forma transversal no currículo escolar, com apoio dos professores de Filosofia (Ana Caroline Rodrigues) e Informática Aplicada (Edvaldo Rodrigues). “Para eles não chegarem crus nas lives, utilizamos o material disponibilizado e propusemos uma pesquisa para a apresentação de uma ‘aula invertida’, na qual cada turma apresenta um tema para as demais”, explica Luciana.

“Eles também realizaram uma pesquisa para saber se os colegas tinham o título de eleitor [possível a partir dos 16 anos] e conhecimento sobre quem era o prefeito, os vereadores da cidade e suas respectivas funções”, complementa.

Ao final das atividades, os estudantes participarão de um concurso de vídeos, que deve discutir os temas trabalhados no projeto, que no Ceep Cianorte vão abordar as fake news relacionadas ao processo eleitoral disparadas por aplicativos de mensagens, segundo a coordenadora.

Também participam do projeto o Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Curitiba; a Escola Estadual Professora Abigail do Santos Corrêa (Matinhos); o Colégio Estadual Dias da Rocha (Araucária); o Colégio Estadual Hélio Antonio de Souza (Pontal do Paraná); e os Colégios Cívico-Militares Mahatma Gandhi (Guarapuava), 1º Centenário (Campo Largo), Yvone Pimentel (Curitiba) e Faria Sobrinho (Paranaguá). Além dos colégios estaduais, participam do projeto o Instituto Federal do Paraná (Campus Paranaguá) e uma faculdade particular.