Com plantio de mudas, programa Paraná Mais Verde abre a primavera no CEP 24/09/2019 - 13:30

O primeiro dia da Primavera foi marcado pelo plantio de árvores no Colégio Estadual do Paraná (CEP) e pela distribuição de cerca de 1.300 mudas aos estudantes matriculados em cursos do Ensino Fundamental, Médio e Médio Integrado.

Acompanhados pelas equipes gestora e pedagógica e por representantes da Secretária de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed), os estudantes plantaram algumas mudas de espécies nativas no pátio da instituição de ensino mais antiga do Estado.

O plantio das mudas também serviu para comemorar o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. “Além de promover a arborização dos espaços públicos do nosso Paraná, também temos a grata satisfação de participar dessa ação importante ao Meio Ambiente no Estadual, que é considerado uma das melhores instituições públicas de ensino do Brasil”, disse Elisandro Pires Frigo, diretor geral da Seed.

A ação também contou com a participação do Assessor da Diretoria Geral da Seed, Thomaz de Moraes Albuquerque, de professores das disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia do CEP, e da Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco. “Temos nessa ação uma oportunidade dada aos estudantes para plantar e zelar de mais árvores, contribuindo para aumentar o número de exemplares que ajudam a proporcionar mais saúde e qualidade de vida”, afirmou a diretora.

MOMENTO DE PLANTAR – No pátio do colégio, alguns exemplares foram colocados na terra com ajuda de professores, que orientaram os estudantes sobre cuidados e atenção com a planta nesta fase inicial. “Os estudantes são como padrinhos, que têm a responsabilidade de regar, proteger e acompanhar o crescimento da árvore”, disse a professora de Biologia Sônia Luqui.

A professora também explicou que o plantio de árvores contribui para melhorar o clima, ajuda na retenção da poluição, a proteger o solo, na manutenção do habitat das espécies animais e vegetais, com importância significativa para a economia. “Além das contribuições socioambientais, as árvores também valorizam o imóvel e reduzem o consumo de energia”, garantiu Sônia.

As mudas recém plantadas também vão receber atenção dos “Cuidadores do CEP”, que são os grupos formados por estudantes que participam de programas voltados à formação em educação ambiental, coordenados pelo Cepsustentável, projeto dedicado às ações de proteção e preservação do Meio Ambiente no CEP.

A sessão aberta para o plantio das mudas no CEP também contou com a participação dos músicos Alisson Main (piano) e João Victor Brandalize Rodrigues da Silva (vocal), que cantou o Hino do CEP, a Canção do Estudante e interpretou a música "Planeta Água", de Guilherme Arantes. Além das instituições de ensino da Rede Estadual de Educação e das Secretarias do Estado do Paraná, também participam do programa os seguintes órgãos: Copel, Sanepar, IAP, Emater, Apaes e a Defesa Civil.

Para saber mais, acesse: Governo do Estado inicia programa de incentivo à arborização (ANP).

GALERIA DE IMAGENS