Começa Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 21/08/2012 - 16:50

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começou nessa terça-feira (21) e vai até o dia 28 de agosto. Para comemorar a data todas as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Brasil apresentam mostras de seus trabalhos realizados pelos alunos. O tema desse ano é “Em busca da igualdade. Estamos aqui!”. No Paraná, as entidades promovem em todas as regiões do estado seminários, palestras, discussões e reuniões com a comunidade.

O objetivo é discutir sobre os avanços e os desafios das políticas públicas nas áreas de educação, saúde, inclusão social, acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual e múltipla. “Esse é um momento de reflexão que serve para discutir a igualdade e os direitos desses alunos. A proposta dessa semana deve ser disseminada durante todo o ano letivo para promover a interação garantindo uma melhor qualidade de vida para esses alunos”, disse Walquíria Onete Gomes, diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

Cada instituição tem a autonomia para desenvolver suas próprias ações com alunos, familiares e a comunidade. As atividades têm que estar de acordo com o tema proposto. “Essa é uma oportunidade para as Apaes divulgarem seus trabalhos e as possibilidades para garantirmos os direitos dos alunos e pessoas que são atendidas”, disse Neuza Soares de Sá, presidente da Federação das Apaes do Paraná.

EDUCAÇÃO - A Secretaria da Educação trabalha para garantir e melhorar a qualidade no ensino para os alunos da educação especial. Atualmente mais de 40 mil alunos deficientes são atendidos por 400 entidades no Paraná. Com convênios de cooperação técnica e financeira a Secretaria repassa recursos para investimentos em infraestrutura e aquisição de material pedagógico. No início de julho foram repassados pela SEED 108 veículos para o transporte dos alunos com deficiência. Cerca de 6,3 mil professores, além de atendentes e funcionários para as áreas administrativa e de serviços gerais são enviados às escolas conveniadas.

Durante o primeiro semestre foram realizados 17 eventos pedagógicos pela secretaria para a capacitação dos profissionais que trabalham com a educação na modalidade especial. Participaram da capacitação aproximadamente 2,5 pessoas entre técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação, diretores das escolas, professores e representantes dos conselhos regionais das Apaes e Federação Brasileira dos Excepcionais (Febiex).

GALERIA DE IMAGENS