Comissão de enfrentamento à violência é discutida em Apucarana 08/10/2011 - 07:30

O 1º Seminário de Desenvolvimento Socioeducacional reuniu 50 professores e pedagogos no Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, em Apucarana, na sexta-feira (7). Além de trazer informações sobre o tema para os participantes, o seminário divulgou as primeiras orientações para consolidação da Comissão Regional de Enfrentamento à Violência, que atenderá os 16 municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana.

O seminário, realizado pelo NRE em pareceria com a Faculdade de Apucarana (FAP), frisou a importância da criação da comissão, que ajudará as escolas e as comunidades a combater a violência. “Essas questões estão presentes na escola e temos que dar recursos para que os professores possam lidar com elas”, afirmou a coordenadora da Equipe de Educação Básica do Núcle, Santa Eleni Paulino.

As palestras trouxeram para os participantes informações de como os professores podem tratar da questão da violência na sala de aula. “Nós estamos vivendo essa realidade. O seminário contribuiu para o meu dia a dia na escola, quero levar tudo o que aprendi aqui para a minha cidade”, contou a pedagoga Rosimerie Vargas Prudêncio, da Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, em Jandaia do Sul. “O seminário reiterou a importância de cada um cumprir suas funções dentro do ambiente escolar”, completou a pedagoga Eliane Pastori Leme, do Colégio Estadual Unidade Pólo, em Jandaia do Sul.

A Comissão Regional de Enfrentamento à Violência seria composta por representantes do Conselho Tutelar, da Promotoria Pública, da Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência contra a Criança e Adolescentes, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e das secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Ação Social. A previsão é que a comissão comece a atuar de forma efetiva em 2012.

GALERIA DE IMAGENS