Comitê estadual debate situação do transporte escolar 26/10/2011 - 20:50

O grupo, criado pelo governo em julho e formado por representantes de pais, professores e diversas instituições, fez primeira reunião nesta quarta-feira. Balanço dos avanços já obtidos na área este ano também foi apresentado.

Foto: José Fernando Ogura/Vice-Governadoria

O Comitê Estadual do Transporte Escolar do Paraná fez nesta quarta-feira (26) sua primeira reunião. Criado pelo governo em julho, o comitê reúne representantes de pais, de professores e de diversas instituições. No primeiro encontro, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, reafirmou a determinação do governo de dar a atenção necessária ao transporte escolar e apresentou um balanço dos avanços já obtidos na área este ano.

Arns ressaltou que o governo do Estado aumentou em mais de 100% o volume de recursos repassados aos municípios para transportar os alunos da rede estadual de ensino. “Em 2010, o governo repassou R$ 28 milhões e, em 2011, o investimento foi de R$ 58 milhões nesta área”, disse.

Entre os avanços destacados pela representante titular da secretaria no comitê, Sandra Teresinha da Silva, está a criação da Coordenação do Transporte Escolar, a implantação e aprimoramento do Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Siget), a qualificação dos gestores municipais para a utilização do sistema, o apoio na constituição dos Comitês Municipais do Transporte Escolar e a atualização do manual de normas do transporte escolar.

Sandra explicou que o Siget permite o cadastramento online da gestão do transporte escolar de cada um dos 399 municípios. Quando o sistema estiver totalmente alimentado com os dados por parte dos municípios será possível estabelecer o custo real de transporte por aluno. Até o momento foi feito o mapeamento das rotas de 383 municípios. “A disposição do governo do estado é buscar uma solução para cada um dos desafios do transporte escolar”, disse.

Flávio Arns lembrou que a Secretaria da Educação já foi visitada por representantes de dois estados brasileiros para conhecer o Siget, e o diretor geral da secretaria, Jorge Eduardo Wekerlin, representou o Paraná no Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed) para participar de uma audiência pública sobre transporte escolar que ocorreu na semana passada, na Câmara dos Deputados, em Brasília. “Fomos convidados porque o Paraná está dando um caráter mais científico à questão do transporte escolar”, disse Wekerlin.

O COMITÊ – Instituído pelo decreto governamental número 2038, em 20 de julho de 2011, o comitê possui caráter consultivo, de natureza técnica e tem entre suas metas desenvolver e normatizar a rede de transporte escolar no âmbito dos estados e municípios.

Além da Secretaria da Educação, fazem parte do comitê as secretarias de Estado da Fazenda, do Planejamento e Coordenação Geral e da Infraestrutura e Logística, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime).

GALERIA DE IMAGENS