Comitivas de SC e RN conhecem infraestrutura escolar do PR 28/06/2012 - 17:50

As ações realizadas na infraestrutura escolar desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Paraná (SEED) têm feito com que representantes de outros Estados visitem a Secretaria para conhecer os programas implantados. Nesta quarta- feira (27) e quinta-feira (28), as comitivas do Rio Grande do Norte e Santa Catarina foram recebidas na Superintendência de Desenvolvimento Educacional (SUDE), em Curitiba. Além dessas visitas, outros seis Estados já estiveram na Secretaria.

Na ocasião, foram apresentados os sistemas de alimentação escolar, avaliação nutricional dos estudantes e o de transporte escolar oferecido aos estudantes paranaenses. A forma de compra de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar foi um dos assuntos mais questionados pelos visitantes. “Nosso sistema de aquisição e distribuição de alimentos foi totalmente desenvolvido aqui no Paraná e vem apresentando resultados positivos”, disse Marcia Stolarski, diretora de Infraestrutura, Logística, Organização e Gestão (Dilog) da SEED.

Marcia ainda destacou que a compra de alimentos da agricultura familiar, incluindo percentual significativo de alimentos orgânicos, permite que a alimentação escolar tenha reforço nutricional com produtos vindos direto do produtor. “Os pequenos produtores rurais são beneficiados com a venda dos alimentos para as escolas da rede estadual. A economia local acaba sendo fortalecida, porque os agricultores locais abastecem escolas da região”.

A representante da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, Neide Maria Ferreira da Rocha, disse que a força organizacional das cooperativas de agricultores do Paraná e a centralização do modelo de gestão, como a formação e capacitação das merendeiras, são ações que despertaram interesse em sua equipe. “Estamos conhecendo como a SEED conseguiu estruturar a questão da alimentação escolar, com a compra de alimentos da agricultura familiar”, contou.

Marizoni Coelho Sagaz, representante da Secretária de Estado da Educação de Santa Catarina, explicou que no momento adotam o sistema terceirizado na alimentação escolar. “Viemos ao Paraná verificar como é realizado a compra e distribuição da alimentação escolar e demais projetos. Temos um projeto piloto de autogestão que pretendemos implantar”.

Atualmente, cerca de 87% das escolas estaduais são abastecidas com alimentos da agricultura familiar. Para as escolas que ainda não são atendidas pela agricultura familiar, o governo faz um repasse diferenciado por meio do repasse direto da verba, por meio do Programa Escola Cidadã. Os alimentos não perecíveis são adquiridos via pregão eletrônico.

Em relação à avaliação nutricional, o Paraná é pioneiro no monitoramento do estado nutricional dos alunos e funcionários por meio de censo. “Esta ação é fundamental para subsidiar ações na área de segurança alimentar especialmente na alimentação escolar”, disse Marcia. Os resultados da avaliação nutricional estão disponíveis no link: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=193 e podem ser consultados por escola, município, Núcleos Regionais de Educação e também consultar o panorama geral do estado.

A implantação do Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Siget) também foi apresentada aos visitantes. O Siget é uma ferramenta online que o governo estadual desenvolveu para auxiliar as prefeituras a verificar a real demanda de transporte e contribuir na melhoria do serviço

GALERIA DE IMAGENS