Competições em Foz encerram Jogos Escolares do Paraná 04/08/2014 - 15:40

Após oito dias de competições, a fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) foi encerrada neste sábado (02), em Foz do Iguaçu. Considerados o maior evento esportivo estudantil da América Latina, os JEPs reuniram na etapa final mais de 5.400 atletas, em 18 modalidades.

As modalidades coletivas, do badminton e tênis de mesa marcaram o último dia da competição. No vôlei, o Colégio Refina Mundi, de Maringá, conquistou os títulos no masculino e feminino. As partidas finais foram contras os colégios Global, de Umuarama, e Aliança de Guarapuava.

No basquete feminino, as donas da casa conquistaram o título pelo terceiro ano consecutivo. As atletas do Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu, venceram o time do Dom Bosco Batel, de Curitiba, por 58x23.

No basquete masculino, uma partida disputadíssima entre os times do Colégio Regina Mundi, de Maringá, e o Colégio Dom Bosco Batel, de Curitiba. Durante a rodada o placar esteve equilibrado do primeiro ao último segundo de jogo. A partida finalizou em 62x56 para os maringaenses.

HANDEBOL - A equipe de handebol masculino do Colégio Sapiens, de Maringá, sagrou-se campeã da 61ª edição dos Jeps, após vencer o Colégio Cooperativa, de Foz, por apenas um gol no fim. A partida terminou em 17x16.

No feminino, o Colégio Estadual Urbano Pedroni, de Floraí, foi o campeão, depois de vencer o time do Colégio Monteiro Lobato, de Iporã, por 22x20.

TÊNIS – A competição de tênis de mesa foi no centro de convenções. Com duas medalhas de pratas (em 2011 e 2013), o Colégio Nestor Chaves, enfim conquistou o tão esperado ouro na prova individual dos JEPs.

Já no tênis de mesa feminino a caloura pela categoria A (15 a 17 anos), mostrou às veteranas que vai dar muito trabalho ainda.

Vencendo a atual campeã Gabriela Jorente Marroque, do Colégio Sesi de Cascavel, ainda na primeira fase, a representante do Colégio Aliança, de Francisco Beltrão, Letícia Dalla Vechia, acabou ficando com a prata no confronto contra Gabriela na grande final.

BADMINTON - O badminton é uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo. Nos JEPs não é diferente. A modalidade, que no ano passado teve pouco mais de 60 inscritos na fase final A neste ano superou os 90 inscritos, um crescimento de cerca de 50%.

Com isso, os jogos tornam-se cada vez mais atrativos. Os confrontos finais de sábado foram marcados por alto índice técnico e muita emoção. No masculino, superioridade total dos colégios estaduais de Toledo, que faturaram os três primeiros lugares na classificação geral. Já no feminino, o Colégio Sesi de Arapongas ficou com o título.

Na classificação final feminina o Colégio Sesi de Arapongas levou o troféu de primeiro lugar. As vice campeãs foram do Colégio Estadual Antônio José Reis, de Toledo, e o terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, de Curitiba.

Na classificação final masculina o colégio Senador Atilio Fontana foi o campeão, seguido do colégio Presidente Castelo Branco e o Antônio José Reis em terceiro. Todos de Toledo.

OUTRAS MODALIDADES - No atletismo, o alto nível das provas nos Jogos Escolares do Paraná 2014 demonstrou a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas dos municípios considerados polos da modalidade.

Ainda não foi desta vez que conseguiram quebrar a tradição toledana da Ginástica Rítmica dos Jogos Escolares do Paraná. Mais uma vez, a cidade dominou o pódio das disputas que foram realizadas no primeiro fim de semana da fase final em Foz do Iguaçu.

Giovanna Oliveira foi um dos destaques da competição e conquistou sua segunda medalha de ouro consecutiva. Em dois anos, foram dois títulos estaduais e uma medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude.

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo governo estadual e têm as Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo como responsáveis pela condução da competição.

Agência de Notícias do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS