Concurso vai premiar as melhores receitas de merenda 17/09/2015 - 11:00

Um concurso nacional vai premiar e divulgar as melhores receitas feitas por merendeiras e merendeiros de escolas públicas do Brasil. O concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar” é parte das comemorações dos 60 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e foi lançado pelo Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As inscrições seguem até 25 de outubro e devem ser feitas pelo site melhoresreceitas.mec.gov.br. A primeira etapa será eliminatória. Só podem participar redes de ensino que alcancem uma pontuação mínima em relação a critérios relevantes na execução do PNAE, como possuir nutricionista responsável técnico cadastrado no FNDE, ter 30% dos alimentos oriundos da agricultura familiar, entre outros aspectos. Veja o regulamento do concurso em http://melhoresreceitas.mec.gov.br/regulamento.pdf

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná solicitou aos Núcleos Regionais de Educação que informem todas as escolas estaduais do sobre o concurso. “Sabemos que a alimentação das escolas paranaenses é diversificada, de ótima qualidade e aceitabilidade e que nossos merendeiros e merendeiras são verdadeiros chefs e educadores”, afirmou Márcia Stolarski, diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria.

O Paraná é referência em alimentação escolar e foi o primeiro Estado do País a garantir o investimento de 30% destinado à merenda pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a aquisição de gêneros da agricultura familiar.

REGULAMENTO – O concurso ocorrerá em quatro etapas e, ao final, vai eleger as cinco melhores receitas do País, uma para cada região brasileira. Os vencedores receberão prêmio de R$ 5 mil e uma viagem internacional, além de kit para manipuladores de alimentos, com touca e avental personalizados, e certificado de participação.

Os ganhadores terão a oportunidade de participar de curso de elaboração de receitas e boas práticas na alimentação escolar. “O objetivo do concurso é valorizar o papel das merendeiras na promoção da alimentação saudável e reforçar a importância da educação alimentar e nutricional”, explicou Idilvan Alencar, presidente do FNDE.

Após a fase eliminatória, haverá as etapas estaduais, em que serão selecionadas cinco receitas em cada estado e no Distrito Federal. Em seguida, a disputa será em nível regional. Cada região escolherá três receitas para a fase final, que ocorrerá em Brasília, entre 17 e 18 de dezembro.

As receitas serão preparadas durante evento, em Brasília, e a comissão julgadora apontará a melhor de cada região. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer em 18 de dezembro. “As merendeiras e merendeiros das escolas estaduais do Paraná são muito criativos. O Estado tem boas chances de se classificar”, disse Márcia Stolarski.

GALERIA DE IMAGENS