Conheça os vencedores do concurso Barão do Serro Azul 11/12/2014 - 08:13
Pela terceira vez consecutiva o primeiro lugar no concurso Barão do Serro Azul ficou com os alunos do Colégio Estadual dom Pedro I, em Pitanga, na região Centro-Sul. O segundo lugar foi dividido entre os estudantes do Colégio Estadual Professora Joana Torres Pereira, de Castro, nos Campos Gerais, e do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, de Curitiba.
O concurso organizado pela Associação Comercial do Paraná e Secretaria de Estado da Educação permite que os alunos da rede pública estadual conheçam um pouco mais da vida e do trabalho de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. O trabalho também incentiva a formação cidadã dos estudantes.
O vice-governador Flávio Arns destacou o envolvimento das escolas na produção dos trabalhos. “É uma forma de valorizar esta figura histórica tão importante do nosso Estado. E, ao mesmo tempo, o concurso estimula trabalhos interdisciplinares nas nossas escolas como uma motivação para os nossos alunos”, disse Arns.
Na primeira edição, em 2012, aproximadamente 50 escolas se inscreveram no concurso. Esse ano, cerca de 1.100 escolas participaram, envolvendo mais de dois mil alunos do ensino fundamental. Nessa edição, o gênero musical para homenagear a vida e obra de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, foi escolhido pelos próprios alunos. Os critérios de avaliação foram composição, afinação, ritmo e interpretação.
Os primeiros colocados desse ano, Érique Rafael da Luz, 12 anos, Sabrina Eduarda Moreira, 11 anos, e Matheus de Lara 14 anos, realizaram várias pesquisas em livros, documentários e palestras sobre a vida do Barão do Serro Azul para escrever a letra da canção “Um homem para a história”. “Ele foi um legítimo representante da cultura paranaense e sulista de destaque nacional”, lembrou Matheus.
Para a aluna Andressa Aparecida Machado, 14 anos, do Colégio Estadual Professora Joana Torres Pereira, o concurso incentiva a prática da pesquisa sobre personalidades importantes da história do estado. “Foi uma oportunidade para todos os alunos conhecerem um pouco sobre a história de um dos personagens mais importantes da história paranaense”, contou. Andressa apresentou junto com os colegas Eduarda Iarosinski, 13 anos, e Thiago Cropolato, a canção “Biografia de um herói” que conta a trajetória social e política do Barão do Serro Azul.
Os alunos que ficaram em primeiro lugar receberam um tablet. Os segundos colocados ganharam um aparelho MP4. Os professores orientadores receberam uma máquina fotográfica digital e cada uma das escolas finalistas ganhou um troféu.
PATRONO - Barão do Serro Azul é o patrono e o fundador, em 1890, da Associação Comercial do Paraná, entidade, que em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, promove o prêmio. “O Barão é um herói nacional. Foi um empreendedor ousado, corajoso, preocupado com a comunidade paranaense. É preciso que sua história seja conhecida pelos estudantes paranaenses”, comentou o presidente da Associação, Antonio Miguel Espolador Neto.