Conselho Estadual de Educação do Paraná ganha novos membros  23/05/2022 - 17:42

O Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) realizou nesta segunda-feira (23) a solenidade de posse da nova representante da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) no colegiado, Silvana Avelar.

Atual chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), Silvana Avelar estava desde setembro do ano passado como conselheira suplente de Ozélia de Fátima Lavina.

Agora ela passa a ser membro titular do conselho pleno pela AMP, no lugar de Jacir Bombonato Machado. O membro suplente de Silvana será Cleverton de Oliveira Ramos, cumprindo o decreto estadual nº 10.334/2022. Os mandatos vão até 20 de maio de 2028.

Professora desde os 17 anos, Silvana Avelar é pós-graduada em educação especial com ênfase em deficiência física pela Faculdade Eficaz. Também tem especialização em metodologia de ensino de filosofia e sociologia pela Faculdade São Braz e em Administração, Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). É graduada em Ciências pela Faculdade de Educação de Ivaiporã, em Letras pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí, em História pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci e em Pedagogia pela Faculdade São Braz. Ao longo da vida pública, foi professora em escolas do campo e contribuiu em diversos departamentos administrativos e pedagógicos da Seed-PR. 

“Quero zelar pelos estudantes do Paraná como zelo pelos meus filhos”, disse Silvana em seu discurso de posse. “As crianças e adolescentes do Paraná, especialmente das áreas de acesso mais difícil, uma realidade que conheço bem, merecem uma educação de qualidade. Como representante da Associação de Municípios do Paraná, agradeço ao presidente da organização, Júnior Weiller, pela oportunidade de contribuir com as cidades do nosso Estado”, completou. 

“Silvana Avelar é uma pessoa extremamente leal à educação pública”, afirmou Renato Feder, secretário da educação e do esporte. “Na secretaria, ela tem desempenhado um papel fundamental. Ela fala o que pensa e defende, com muita ênfase, o que acredita. É uma pessoa muito comprometida com a educação de todos os paranaenses”, completou Feder.   

Conselho do CEE/PR – O Conselho do Pleno do CEE/PR é constituído por um presidente e 18 membros efetivos e respectivos suplentes, nomeados pelo governador, com mandato de seis anos, os quais compõem as câmaras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior, sendo seis conselheiros para cada câmara. Cabe ao CEE/PR instituir normas regulamentadoras ao sistema estadual de ensino do Paraná.