Conselho de Secretários discute Base Nacional Comum 25/09/2015 - 14:27

Será encerrada nesta sexta-feira (25), em Campo Grande (MS), a III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, está na cidade desde a última quinta-feira (24), representando o Paraná. O encontro inclui debates sobre o panorama do ensino médio no Brasil e a Base Nacional Comum. Nesta manhã de sexta-feira, a pauta foi planejamento estratégico. “Os debates têm sido muito proveitosos. As discussões nos ajudam a construir caminhos, sempre com foco na qualidade do ensino para os estudantes”, disse a secretária Ana Seres.

A cerimônia de abertura contou com a presença do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que destacou o papel do MEC e do Consed na busca de uma política educacional de Estado e não apenas de governos.

O presidente do Consed, Eduardo Deschamps, afirmou que o Brasil atravessa um momento de transição entre o ciclo de desenvolvimento - que já se encerrou - e um novo ciclo que está por ser iniciado. Para Deschamps, o momento é de união. “Nossa postura é decisiva neste momento enquanto gestores da educação, especialmente, na definição de três questões essenciais: um bom currículo, a qualificação de bons gestores e na formação de bons professores”, declarou.

BASE NACIONAL COMUM - O secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios, disse que a definição da Base Nacional Comum é fundamental nesse processo de construção de um novo ciclo de desenvolvimento. Em linhas gerais, a Base é o conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais que cada estudante brasileiro deve aprender a cada etapa da Educação Básica, para que possa se desenvolver como pessoa, se preparar para o exercício da cidadania e se qualificar para o trabalho.

GALERIA DE IMAGENS