Convênio com Casas Familiares Rurais será mantido em 2016 21/12/2015 - 15:34

A Secretaria de Estado da Educação e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) decidiram que o convênio entre a Secretaria e a Associação das Casas Familiares Rurais (Arcafar) – entidade que representa as Casas – será mantido em 2016, nos mesmos moldes de 2015.

A decisão foi tomada levando em conta que o próximo ano será de eleições municipais e muitos prefeitos terão dificuldades com convênios e parcerias. Além disso, 40 Casas Familiares Rurais atendem centenas de estudantes do ensino fundamental e médio.

“A decisão tem o apoio dos prefeitos e atende às necessidades específicas dos municípios que abrigam Casas Familiares Rurais, que dependem de recursos e de professores para seu bom funcionamento”, explicou a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. Os educadores, que pertencem ao quadro de professores do Estado, são cedidos às Casas pela Secretaria. Conforme o acordo vigente, há repasses financeiros.

O assunto também foi abordado em reunião, na semana passada, com a participação de representantes das Casas Rurais, da superintendente da Educação, Fabiana Cristina Campos, e técnicos da Secretaria.

COMO FUNCIONA – A intenção é manter em funcionamento esse modelo de unidade educacional, que intercala atividades de campo e na sala de aula. A Casa Familiar Rural é um espaço de ensino a jovens do meio rural que recebem formação técnica, profissional e gerencial. O objetivo é qualificar esses estudantes e oferecer alternativas de renda e de trabalho.

As aulas são em sistema de alternância – um período na casa familiar e outro na propriedade rural em que o jovem vive. São 40 casas em todo o Paraná – metade com oferta de ensino fundamental e médio a cerca de 500 alunos, e metade oferece cursos técnicos para mais de mil estudantes.

A secretária esclarece que as prefeituras que possuem unidades das Casas Familiares Rurais terão participação ativa com contribuições de toda comunidade escolar para garantir o melhor funcionamento da estrutura existente. Além do convênio com o Estado, as Casas podem ser mantidas com o apoio de outros parceiros.

GALERIA DE IMAGENS