Cultura debate racismo no Mês da Consciência Negra 03/11/2016 - 15:40
A Secretaria de Estado da Cultura promove em novembro, Mês da Consciência Negra, uma programação voltada para a superação do racismo institucional, com debates, oficinas, palestras e um seminário no Museu Paranaense.
“Pretendemos contribuir para a valorização dos povos afrodescendentes a partir de sua história, seu protagonismo, seus valores e suas expressões culturais, principalmente por meio do diálogo democrático, em que não exista a afirmação de uma cultura sobre a outra”, explica o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.
A programação do Mês da Consciência Negra no Museu Paranaense é resultado de uma grande articulação com diferentes representantes do meio cultural e foi elaborada pela Secretaria da Cultura em parceria com as secretarias da Educação e da Família e Desenvolvimento Social, o Conselho da Promoção da Igualdade Racial (Consepir) e o Conselho Estadual de Cultura (Consec).
Para a presidente do Consepir, Edna Aparecida Coqueiro, o seminário deve fomentar o debate e propor medidas visando à prevenção e à superação do racismo institucional. “É bastante comum afirmarmos que no Brasil não existe racismo, tendo em vista a naturalização das ideologias racistas, que historicamente promoveram e promovem a hierarquização dos grupos étnicos. No entanto, percebemos, cotidianamente, as condições desiguais e as barreiras de acesso que excluem ou anulam os diretos da população negra.”
O seminário Reflexões, Percepções e Desafios para a Superação do Racismo Institucional será nos dias 17 e 18 de novembro de 2016, no Museu Paranaense. A programação, que inclui palestras e oficinas, vai das 8h30 às 17h30 em ambos os dias. Informações sobre inscrições pelo e-mail mp.acaocultural@seec.pr.gov.br ou no telefone (41) 3304-3314. As vagas são limitadas.
ATRAÇÕES - Além do seminário, o Museu Paranaense oferece uma programação artística intensa de 20 a 25 de novembro. “Essa programação foi pensada com carinho, não só pelos técnicos do museu, mas por representantes de diversas entidades. Vai contar com fotografias, música, palestras e discussões e promover os movimentos da consciência negra ”, comenta o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro.
No dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, os jardins do Museu Paranaense recebem apresentações de música e dança. Às 10h30 tem maracatu com o Grupo Baque Mulher. Às 12h, Congada da Lapa com o Grupo do Congo da Lapa Mestre Miguel Ferreira.
Dia 24, às 19h, começa a exposição Negros no Paraná, da fotógrafa Fernanda de Castro Paula. As imagens retratam aspectos da cultura negra no Estado. A mostra será no hall da Secretaria da Cultura.
O encerramento será em forma de um grande show-baile com a banda EletroMuv e convidados, dia 25 de novembro, a partir das 19h, no Museu Paranaense. Todas as atividades no MP têm entrada gratuita.
Além da programação no Museu Paranaense, várias atividades ligadas à cultura afro serão realizadas durante o Mês da Consciência Negra, como caminhadas, saraus, ciclo de estudos, lançamento de livro, mostras coletivas, cortejos e shows.
Serviço
Mês da Consciência Negra - Seminário Reflexões, Percepções e Desafios para a Superação do Racismo Institucional
Data: 17 e 18 de novembro
Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba)
Inscrições mp.acaocultural@seec.pr.gov.br | (41) 3304-3314
Programação completa: www.cultura.pr.gov.br
Agência de Notícias do Paraná